x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.395

matriz e filiais

ALEXANDRE

Alexandre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 13 junho 2009 | 13:00

tenho empresa lucro real anual matriz e filial sempre recolho meu imposto de irpj e cssl sobre base acumulado e consolidado do balancete como se voce uma empresa só exemplo :

matriz lucro 10.000,00
filiail prejuizo (5.000,00)

quando faço balancete acumulado e consolidado matriz e filiais me resultada num lucro acumulado e consolidado de 5000,00 pois ele automaticamente absorve o prejuizo da filial, que uso como base imposto irpj e cssl e não o lucro da matriz que é 10.000,00 esta correto este procedimento ?

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 13 de junho de 2009 às 23:09:39.

Alexandre Diogo

Novo Hamburgo - RS
[email protected]
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Sábado | 13 junho 2009 | 23:12

Boa noite, Alexandre


Seu raciocínio está correto porque uma filial não é autônoma, e nem independente de sua matriz, visto que juridicamente uma pertence, faz parte da outra.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
washington rodrigo dos santos

Washington Rodrigo dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 10:46

Bom dia pessoal.

Preciso da ajuda de vocês para confirmar o meu raciocínio, todos os impostos devem ser recolhidos pela matriz, até mesmo os impostos que foram retidos na folha de pagamento da filial. Estou correto ? se sim , alguém pode me enviar a base legal para isso.

Muito Obrigado.
Washington Rodrigo.

Nunca Esteja Associado ao Problema; Esteja Associado à Solução."

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.