x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 533

Despesas Dedutiveis para IRPF

PAULO EDUARDO

Paulo Eduardo

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 17:23

Boa tarde!

Tenho um cliente que é Titular de Cartório e faz o pagamento do carnê leão, recentemente ele adquiriu um sistema para usar no cartório, foi paga a taxa para adquirir o sistema e irá pagar um determinado valor referente a mensalidade. Minha duvida é a seguinte, esta despesa pode ser dedutível para o IRPF?

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2016 | 07:20

Paulo,

DESPESAS DE CUSTEIO
403 — O que se considera e qual é o limite mensal da despesa de custeio passível de dedução no
livro-caixa
?

Considera-se despesa de custeio aquela indispensável à percepção da receita e à manutenção da fonte
produtora, como aluguel, água, luz, telefone, material de expediente ou de consumo
.

O valor das despesas dedutíveis, escrituradas em livro-caixa, está limitado ao valor da receita mensal recebida
de pessoa física ou jurídica.

No caso de as despesas escrituradas no livro-caixa excederem as receitas recebidas por serviços prestados
como autônomo a pessoa física e jurídica em determinado mês, o excesso pode ser somado às despesas dos
meses subsequentes até dezembro do ano-calendário. O excesso de despesas existente em dezembro não
deve ser informado nesse mês nem transposto para o próximo ano-calendário.

Fonte: Perguntão RFB

No meu parecer, gastos com sistemas é uma despesa dedutível, tratando-se que este tipo de produto/serviço é de extrema importância para o serviço prestado.

Att.

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.