x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 329

Imposto Simples Nacional

Wesley

Wesley

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 16:32

Prezados, Boa tarde!

Peço a ajuda no seguinte procedimento:

Meu cliente emitiu nota de 01 a 20 de novembro somou 20 mil reais e já pediu para fazer a apuração dos imposto e emitir a guia do Simples Nacional para fazer o pagamento ainda no mês de Novembro.
Por fim, fiz o que foi me pedido, apuração e geração da guia. O meu cliente recebeu a guia e fez o pagamento no mês de novembro e o Simples Nacional já deu baixa neste imposto.
Porém, no decorrer do mês de 21 a 30 de novembro meu cliente faturou mais 10 mil, agora preciso gerar uma guia dessa diferença, como faço? Tenho que fazer uma guia retificadora? Sem sim, qual o valor tenho que informar o total (20+10 mil = 30) ou só a diferença (10 mil).
Fico no aguardo dessa ajuda.
Obrigado.
Wesley

Rogério Arruda Pires

Rogério Arruda Pires

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2016 | 20:13

Boa noite Wesley!

Como houve mais faturamento além daquele já considerado para a apuração efetuada, basta você seguir o mesmo caminho como se fosse fazer a mesma apuração de novembro. O sistema do Simples irá avisar que já existe uma apuração e perguntar se quer retificar. Você confirma a retificação e faz a apuração normalmente, porém na receita bruta você informa o total do mês, como no seu exemplo os 30 mil. O sistema irá apurar o imposto sobre os 30 mil, irá também identificar que já existe um pagamento para o período e irá gerar um DAS para a diferença.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Rogério

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.