x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 555

Crédito Presumido Lucro Real

Tayse Alves Viana

Tayse Alves Viana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 14 dezembro 2016 | 17:22

Boa Tarde

Referente ao crédito presumido de carnes bovinas, eu compro mercadorias com suspensão e vendo com suspensão, porém, eu me credito de energia elétrica e arrendamento mercantil sobre a alíquota não cumulativa total, 1,65% PIS e 7,6% COFINS.
O meu crédito está correto ?

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2016 | 10:38

Bom dia Tayse,

Ao meu ver, sim, estão corretas, uma vez que, como suas compras estão abarcadas com suspensão da tributação destas contribuições, não entram como deduções do regime não cumulativo. Lembrando que há duas maneiras de se aproveitar destas deduções:

Abatendo da Base: Neste caso, o valor da receita sujeita à incidência das contribuições seria abatido pelo valor das deduções;

Abatendo o Crédito Presumido: Neste caso, o valor das deduções seria multiplicado pelas alíquotas das contribuições, chegando-se assim a um crédito presumido que será abatido do respectivo valor do tributo a pagar.

Att.

Mateus Pereira

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 7 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2017 | 18:13

Aline Santos Farias, boa tarde.

Sim a apropriação do crédito é permitida.

A Receita Federal, esclareceu e permitiu por meio do Ato Declaratório Interpretativo n° 15/2007 que se descontem créditos calculados na aquisição de bens e serviços advindos de empresas do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições (Simples Nacional e SIMEI).

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, bacharel em Direito,  MBA em Gestão Tributária pela Universidade de São Paulo, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.