x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.310

IRPF - Retificar

Reginaldo

Reginaldo

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 10:41


Bom dia!

Fiz minha declaração esse ano e escolhi a opção parcelada p/ pagamento em débito em conta, porém houve um erro em um de meus dependentes. Entrei em minha declaração e exclui o dependente, com isso o valor a ser pago aumentou, mas como eu já paguei praticamente todas as parcelas do imposto, como eu devo proceder p/ enviar a declaração retificada e pagar somente a diferença ? Pois ao tentar enviar a declaração o programa informa que devo pagar o valor total já com acréscimo devido a exclusão do dependente, porém o correto seria pagar somente a diferença.

No aguardo de como proceder.

Obrigado!

SERGIO PASSOS

Sergio Passos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 10:58

Reginaldo bom dia!

É bem simples o procedimento. Se você tiver o arquivo e quando você retificar o programa mesmo já lhe dá o darf + juros e multas, por que a RFB considera o primeiro vencimento da primeira cota 29/04/2016, por isso gera multa e juros, porém, se você não tiver o arquivo da declaração, aconselho a fazer um código de acesso e retificar online, no E-CAC que fica até mais fácil.

Sérgio Passos

Reginaldo

Reginaldo

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 11:20


Sergio, bom dia!

Obrigado pelo retorno, porém ao tentar reenviar a declaração retificada o programa da Receita retorna o valor original já reajustado considerando total e por isso eu não reenviei com medo de ser cobrado novamente pelo valor já pago e não somente pela diferença.

Exemplo:

O valor a ser pago era de 1500,00 e foi feito como débito em conta corrente parcelado em 8x, e já foram pagos 7 parcelas restando apenas uma parcela. Ao retificar o IR o valor foi para 2000,00, portanto eu deveria pagar somente a diferença + o saldo da parcela em aberto, porém o programa da Receita trás a informação de valor a pagar de 2000,00 com a opção de débito automático e parcelamento em 8x novamente.

O correto seria o programa trazer o valor de 187,50 (1500/8) + 500,00 = 687,50

Estou errado na colocação acima ? Como proceder ?

Obrigado!

SERGIO PASSOS

Sergio Passos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 dezembro 2016 | 17:15

Certo, entendi!

Como se trata que foram pagas 07 parcelas, e a retificação foi na última, você pode fazer pelo sistema silcalc online e gerar apenas a diferença mesmo.

E você tivesse feito a retificação online pelo ecac era mais simples ainda, o qual já direcionava para a emissão do darf.

espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.