x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.964

acessos 341.330

Dirf 2017 - Programa para envio - Dúvidas

Anderson Pinheiro Santos

Anderson Pinheiro Santos

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 12:26

MATERIA COMPLETA!!!

Atraso no programa da Dirf põe contadores em alerta
A demora na liberação do programa pela Receita Federal foi agravada pela antecipação da data de entrega em 15 dias e pelas mudanças promovidas pela Instrução Normativa 1.671

O atraso da Receita Federal em colocar à disposição dos contribuintes o programa gerador da Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) tem gerado apreensão no meio contábil.

O prazo final de entrega da obrigação acessória anual, uma das mais complexas na elaboração pelo volume de dados informados, antes previsto para o último dia útil do mês de fevereiro, foi antecipado para o dia 15 de fevereiro.

A Instrução Normativa 1.671, publicada em novembro de 2016, além de antecipar a data de entrega em 15 dias, também promoveu mudanças, obrigando a identificação de todos os sócios das Sociedade em Conta de Participação.

A obrigatoriedade de envio de informações ao fisco via Dirf é abrangente. Devem entregar todas as pessoas jurídicas e físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto de Renda ou das contribuições sociais (Contribuição Social sobre o Lucro – CSLL, PIS-Pasep e Cofins) .

Anualmente, a obrigação acessória é entregue também por entidades imunes ou isentas, condomínios e até candidatos a cargos eletivos, ainda que não tenha havido a retenção do imposto.

Pela legislação, a entrega em atraso de uma das declarações mais trabalhosas e complexas para os escritórios de contabilidade implica multa de 2% sobre o montante dos tributos e das contribuições informados, ainda que tenham sido integralmente pagos, limitada a 20%. Para as pessoas físicas, empresas inativas ou optantes pelo Simples Nacional, a multa mínima é de R$ 200.

PEDIDO DE MANUTENÇÃO DO PRAZO ANTERIOR

Entidades de classe, como a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), solicitaram ao fisco a manutenção da data anterior, ou seja, último dia útil de fevereiro, mas até o momento não houve manifestação da Receita Federal.

Em ofício encaminhado ao órgão, a entidade justifica a redução do número de dias úteis para a elaboração da declaração por conta do Carnaval e o grande volume de trabalho a que estão sujeitas as empresas contábeis no início do ano.

Como fator principal, o documento apontou que grande parte das empresas ainda não têm sistemas integrados e informatizados, o que será agravado ainda mais este ano pela atual demora na disponibilização do programa gerador.

No ano passado, o programa estava à disposição dos contribuintes no início de janeiro. De acordo com Dilma Rodrigues, sócia diretora da Attend Assessoria, Consultoria e Auditoria, se antes o prazo já era apertado, agora ficou pior principalmente pela demora da Receita em oferecer o programa para a elaboração da Dirf.

“O atraso é preocupante até para as empresas de softwares, pois é necessário realizar testes e validação dos dados nos programas contábeis antes da entrega das informações. A Dirf é uma declaração pesada”, explica.

Na prática, os softwares das empresas que possuem todos os dados a serem informados na obrigação acessória geram um arquivo que é importado para o programa da Dirf.

E é muito comum a necessidade de ajustes para que os sistemas conversem entre si. Além disso, o leiaute do programa pode sofrer alterações até a data limite para a entrega, obrigando as empresas a realizar adequações e conferências dos dados. Para evitar imprevistos e o envio de informações imprecisas, as empresas precisam de tempo.

Para Elvira Carvalho, consultora tributária da King Contabilidade, a antecipação do prazo de entrega da declaração e a demora na liberação do programa causam transtornos e correria às empresas.

Ela explica que o prazo de fechamento do balanço das empresas referente a 2016 foi mantido para o último dia útil de fevereiro, que era o mesmo para a entrega da Dirf, antes da mudança pelo fisco.

No balanço é definido o valor da distribuição de lucros aos sócios, uma informação que também consta na Dirf. “Com a antecipação do prazo, automaticamente as empresas terão de fechar o balanço antes”, explica.

A mesma situação ocorre com o Informe de Rendimentos, que as empresas são obrigadas a fornecer aos funcionários e tomadores de serviços até o fim de fevereiro. A Receita Federal foi procurada para comentar o atraso e os possíveis transtornos aos contribuintes, mas não se pronunciou sobre o assunto até o momento.

FONTE: Diário do Comércio

ANGELO HENRIQUE DANIEL JUNIOR

Angelo Henrique Daniel Junior

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:44

Até o momento nada, vamos reclamar nos órgãos representativos, facebook, quando vc caro colega paga sua anuidade não significa que vc pode apenas exercer sua profissão, o CRC e CFC tem por obrigação a defesa da classe !!!, vamos reivindicar o direito de poder exercer nossas funções com dignidade...

Escritorio Contábil
(16) 3343-4525
[email protected]
Angelo Henrique Daniel Junior - CONTADOR
SITE - https://www.contabilidadejuniorjuliana.com.br
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:50

Ilustríssimos Presidentes do CFC e CRC's

Vimos por meio deste requerer explicações sobre o grande atraso na liberação do programa DIRF 2017, cremos que na qualidade de representantes da classe contábil devem agir de forma independente e autônoma ao Governo Federal e outros governos, prezando sempre pela classe contábil e não pelas pretensões destes governos que nem sempre são as de beneficiar a nossa classe.

Segundo a Receita Federal do Brasil, órgão responsável pela tributação brasileira, o programa DIRF 2017 seria liberado no primeiro dia útil de 2017, já estamos no dia 23 do mês de Janeiro e o referido programa não foi liberado gerando um grande transtorno e um problema maior ainda na agenda das empresas contábeis, empresas de softwares contábeis e contribuintes que devem levantar as informações necessárias para o envio sem omissões e incorreções da DIRF 2017.

Acham ser justo e correto com a classe contábil o prazo ser adiantado, neste ano colocaram como data limite o dia 15/02/2017, e o sistema não estar liberado?

Temos neste inicio de ano varias outras declarações com prazos mínimos e que são impactantes nas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, podemos citar duas que são grandes e de difícil elaboração: DIMOB e DMED, sem contar os fechamentos de balanços anuais referentes a 2016 que também impactam nas declarações das pessoas físicas.

É coerente com estas outras declarações e obrigações em nossa responsabilidade deixarem no minimo apenas 23 dias para elaboração da DIRF 2017?

Por que se o sistema DIRF 2017 for liberado amanhã dia 24/01/2017, este será o prazo que teremos para elaboração, conferencia e envio sendo que o prazo sempre foi de 59 a 60 dias para envio desta mesma declaração nos anos anteriores.

Desta forma estamos manifestando nossa indignação e notificando ao sistema CFC/CRCs como representantes de nossa classe, de que não iremos transmitir esta declaração, mesmo liberando o sistema hoje ou amanhã, até termos uma posição de vossa parte junto a Receita Federal de um novo prazo limite para a entrega da DIRF que entendemos ser de no mínimo 59 a 60 dias.

Notificamos em forma de solicitação urgente que este prazo limite maior também deverá ser estendido para a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, haja visto que depende em sua totalidade das informações da DIRF 2017.

Neste termos
Pede Deferimento,


(Nome da cidade/UF), 23 de Janeiro de 2.017


(Informar nome e numero do CRC)

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:52

Angelo Henrique Daniel Junior

Eu já comecei a cobrar do CRC aqui em MG, além de mandar sugestões de reportagens para as emissoras locais darem uma atenção ao descaso da RFB sobre o fato.

Se todos fizermos isso, logo terão que nos dar uma posição.

É revoltante o pouco caso do CFC, CRC e RFB.

Atenciosamente
Eliane Rezende
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 13:55

@Oculto

@Oculto

@Oculto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Patricia Mansur

Patricia Mansur

Bronze DIVISÃO 1, Encarregado(a) Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:02

Acabei de enviar a mensagem para o CRC aqui de Brasília já liguei também, e também mandei vários e-mails para as emissoras locais.Mobilizei todos que eu conheço que trabalham na área a fazer o mesmo!

Vamos lutar!!

Edson Pignata

Edson Pignata

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:11

Trabalho com contabilidade há mais de 40 anos. Certa vez, fui tão mal atendido num Posto Fiscal e acabei falando ao chefe da época:
- Tenho idade para ser seu pai. O que você tem de idade, tenho de trabalho e sofrimento em repartições públicas. Sabe o que mudou nos últimos 30 anos ? Somente puseram um monitor, teclado e mouse entre nós, contribuintes e fiscalização. A educação, a humidade e a incapacidade continuam as mesmas. É quase "zero" !
Então é isso aí minha gente. Não vamos nos iludir. O silêncio, sempre, encobriu a falta de humildade dos incompetentes legisladores. Enquanto não tivermos representantes contábeis nas elaborações dos programas e prazos........... podemos esquecer.
Boa sorte e abraço a todos

DANIEL DE ALMEIDA

Daniel de Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:13

Concordo, temos que nos mobilizar..não é possível o governo fazer as coisas sem planejamento e sem se preocupar com a execução de todas as suas exigências..tem que ter um fim essa baderna!

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:24

Mandei os emails do CFC/CRC e um texto padrão com nossa Notificação a estes orgãos solicitando prorrogação e explicações claras para não ficarmos sem informação.

Encaminhem a eles e esperem respostas, a responsabilidade de lidar com a Receita é deles por nos representar e não nossa brigar por algo que tem abrangencia nacional, nós temos que pressiona-los a ponto de cairem em si e verem que se não quiserem nos representar iremos nos representar sem eles, parem de parar anuidade ao CRC e criem "associações no mesmo molde do CRC", abram CNPJ criem mensalidades e tudo que for ser solicitado façam por meio destes CNPJs terão segurança juridica de uma Associação com varios membros para dar o suporte que não temos dos CFCs e CRCs.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
marcelo alencar medeiros

Marcelo Alencar Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:27

Concordo plenamente, enquanto ninguém reclamar ficamos nesta falta de inércia dos órgãos em geral.. Muita falta de respeito com a classe!! Depois nossos representantes de classe dizem que estamos sendo valorizados.. só pode ser piada mesmo..!

ELIANE

Eliane

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:42

Confesso aos senhores que estou desacreditada com nossos representantes do CFC e CRC... minha esperança é que a OAB entre na briga por nós... acho que vou começar a contribuir com a OAB pois sempre que o negócio fica feio, só eles para olhar por nós!

Atenciosamente
Eliane Rezende
Luciano Fialho Moraes

Luciano Fialho Moraes

Bronze DIVISÃO 4, Programador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 14:42

Olá Flavia Sutto! Obrigado!
Já tinha entrado lá, mas lá tem Tipos de Manifestação e vejam só:

Prazo para resposta
Segundo a IN-CGU nº 1/2014, o prazo para a resposta das demandas é de 20 dias, prorrogáveis, mediante justificativa, por mais dez dias.

ZANI

Zani

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 15:06

Boa tarde

Acabei de sugerir a GLOBO um reportagem sobre isso e eles me responderam assim

Marcia

Agradecemos a sua participação.

Sua sugestão será encaminhada para a equipe.


Atenciosamente,
G1 - O Portal de Notícias da Globo

quem sabe eles ajudam né?

Marcia
ZANI E ZANI CONTABILIDADE

Página 17 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.