x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.964

acessos 341.328

Dirf 2017 - Programa para envio - Dúvidas

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 16:48

Boa tarde!
Qual o procedimento para importar o arquivo da CIELO direto para o programa da receita federal?
Quando dou a opção exportar arquivo ele gera em pdf. A Dirf nem reconhece :(

Rejane

Rejane

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 16:50

Boa tarde amigos/as...

Goataria de saber se eu digitar uma parte manualmente e depois importar a outra parte, dá certo? Ou seja, não irá sobrepor a que já foi feita?

E também qeria saber se eu usando o 32bits, sendo meu sistema 64bits, na hora de transmitir não vai dar erro?

Desde já agradeço a atenção.

Marina.

Cristian Anezi

Cristian Anezi

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Tecnologia
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:10

Olá Galera.
este problema da dirf 2017 está dando o que falar ein, heheh.

seguinte:
consegui rodar em 02 máquinas com Win7 x64 SP1, java x64 e dirf x64.
e em 01 máquina com Win7 x86 SP1, java x86, e dirf x86. (não tentei transmitir nada, só rodar).
porém, estas foram máquinas para fins de teste de instalação e rodar.

a máquina real que preciso, não funcionou que é um Win7 x86 SP1.
já fiz testes com várias versões do java (versões antigas e x86 e x64 bits).

resumindo, não sei exatamente o que faz em algumas abrir ok e outras não.

única coisa que notei, que os 2 computadores que funcionou são com Windows que tem no máximo 1 ano de instalação.
e na máquina que preciso o Windows foi instalado em 2014. E não quero mexer nele, pois há todos os sistemas de contabilidade nele.

espero ter ajudado, e se alguém tem algo OK.

Desculpe se caso há alguma resposta dessas.

Obrigado.

Juliano Lino

Juliano Lino

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:11

Boa tarde.

Criei este perfil para atentar aos problemas referentes á instalação e funcionamento do programa DIRF2017.

Resolvendo o problema de instalação, hoje fiz alguns testes com as versões da DIRF 2017 e Windows 7 32bits e 64bits.

Constatei que a versão 64bits(Dirf2017Win64v1.0.exe) NÃO funciona. Instale sempre a versão 32bits.

Para cada usuário que for utilizar o sistema num mesmo computador, a instalação deve ser executada novamente, por exemplo, quem trabalha numa rede corporativa com Domínio Microsoft Windows deverão instalar com um usuário administrador do computador ou do domínio e em seguida executar a instalação no Power Users (Usuários avançados) que for utilizar o sistema.

Para redes tipo domesticas onde vários usuários utilizam o mesmo computador e todos são administradores também deverão instalar em um usuário e depois reexecutar a instalação nos demais que irão utilizar o programa DIRF2017.

Obs.: Caso já tenham instalado e adicionado dados ao programa, e exista a necessidade de um outro usuário utilizar o sistema, faça um backup dos dados pelo programa ou copies a pasta DIRF2017 para um outro local e execute a instalação deixando marcada a opção onde ele fala que vai executar a instalação mantendo os dados existente.

Adriana Maria Santos Manget

Adriana Maria Santos Manget

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:14

boa tarde pessoal,

estou no sistema do trabalho e, infelizmente o pessoal de ti tem dificuldade de ajustar o leiaut em tempo hÁbil devido o acÚmulo de serviÇo.
por gentileza, alguÉm do grupo que utiliza a extensÃo txt e poderia informar os 7 (sete) Últimos dÍgitos da primeira do linha do arquivo que descrevi abaixo, pois deve ser outras letras, essas sÃo do arquivo de 2015:

dirf|2017|2016|n||l35qjs2| - este leiaut foi de 2016, os Últimos digitos foram modificados, por este motivo nÃo irei importar! pode ser o caso de muitos. caso alguÉm jÁ saiba, gentileza me informe, À noite eu irei importar no meu arquivo e colocarei essa alteraÇÃo para ajudar o leiaut das extensÕes txt, se nÃo for respondido. ok!

adriana

Juliano Lino

Juliano Lino

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Informática
há 7 anos Terça-Feira | 31 janeiro 2017 | 17:59

Boa tarde.

Resolvendo o problema de instalação E MELHORANDO O POST ANTERIOR, hoje fiz alguns testes com as versões da DIRF 2017 e Windows 7 32bits e 64bits.

Constatei que a versão 64bits(Dirf2017Win64v1.0.exe) SOMENTE FUNCIONA SE O JAVA X64 TAMBÉM ESTIVER INSTALADO NO COMPUTADOR, novidade! Instale o java 64bits junto da versão da DIRF2017 64bits. Não tinha me atentado para essa questão até ler o post acima do Cristian Anezi, logo antes do meu.

Para cada usuário que for utilizar o sistema num mesmo computador, a instalação deve ser executada novamente, por exemplo, quem trabalha numa rede corporativa com Domínio Microsoft Windows deverão instalar com um usuário administrador do computador ou do domínio e em seguida executar a instalação no Power Users (Usuários avançados) que for utilizar o sistema.

Para redes tipo domesticas onde vários usuários utilizam o mesmo computador e todos são administradores também deverão instalar em um usuário e depois reexecutar a instalação nos demais que irão utilizar o programa DIRF2017.

Obs.: Caso já tenham instalado e adicionado dados ao programa, e exista a necessidade de um outro usuário utilizar o sistema, faça um backup dos dados pelo programa ou copies a pasta DIRF2017 para um outro local e execute a instalação deixando marcada a opção onde ele fala que vai executar a instalação mantendo os dados existente.

SIMONE SUZIN NADER

Simone Suzin Nader

Prata DIVISÃO 1, Assistente Gerência
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 08:56


Pessoal alguém sabe alguma coisa sobre a entrega da DIRF ter sido prorrogada para dia 31/03/2017, pois liguei agora na Contmatic e a atendente responsável pela folha me informou que foi adiado para esta data, porém não vi nada sobre o assunto

Flaviana Rocha

Flaviana Rocha

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 09:07

Bom dia,

Eu estava com problemas na instalação que dava erro. Descobri que era preciso desabilitar o anti-vírus para fazer a instalação.

Porém, surgiu um novo problema. O aplicativo começava a carregar mas não concluía a inicialização. Meu computador é 64 bits e foi essa a versão que instalei. Depois de pesquisar um pouco resolvi instalar o 32 bits e abriu.

Não fiz mais nenhum procedimento no aplicativo. Se surgir mais alguam coisa, volto aqui pra compartilhar.

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 09:41

Simone Suzin Nader

Acabei de mandar msg no suporte tecnico e recebi deles o retorno de que não tem data para liberar a atualização do Folha Phoenix, porem que é logo.

E que a data limite para envio da DIRF é 27/2.

Pode ser que essa data 31/3 é algo extra-oficial, porem peço que guarde o numero de protocolo do seu atendimento pois se ela falou isso sem base legal é muito sério.

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Josilene Dutra

Josilene Dutra

Bronze DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 09:50

Pessoal, bom dia!

Como faço um lançamento na DIRF com valor negativo? Já tentei de todas as maneiras e não consegui, e o valor é subtraido do valor total do cartão...

Agradeço muito que puder me ajudar.

Att.,

Josilene Dutra

Felipe

Felipe

Prata DIVISÃO 1, Assistente
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 09:59

Colegas, bom dia!!

O valor mencionado nos campos de IRRF sobre 13º está puxando apenas no relatório mensal, no relatório sintético e analítico não está puxando, alguém mais está com essa divergência e sabe como saná-la?

Conto com a colaboração de todos.

JUNIOR GALDINO

Junior Galdino

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 10:38

Bom dia !

Felipe Mesquita, também estou com o mesmo problema, agora não sei se estou fazendo errado, se é algum erro no programa da DIRF ou se mudou o layout e a partir desse ano sera informado dessa maneira, ou seja, o valor retido de 13° não vai somar no total retido no resumo da declaração.

Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 10:52

Bom dia!
Conforme instrução normativa nº 1688 publicada hoje no DOU, alguém sabe se essa regra se aplica ao informar os alimentandos para os funcionários que pagam pensão alimentícia na DIRF? Já que agora não podemos mandar o valor de pensão alimentícia sem informar os dependentes correspondentes.

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 1688, que determina que os contribuintes que desejarem incluir seus dependentes na declaração do Imposto de Renda de 2017 deverão registrá-los no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), caso tenham 12 anos ou mais. Até então, a obrigatoriedade valia somente para dependentes com 14 anos ou mais.

A obrigatoriedade de inscrição de dependentes com 12 anos ou mais na DIRPF (Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) reduz casos de retenção de declarações em malha, reduz riscos de fraudes relacionadas à inclusão de dependentes fictícios na DIRPF e, também, a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.


Leina

Leina

Iniciante DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 11:08

Bom dia.

É a primeira vez que vou enviar a dirf. E vi que precisamos indicar o nome de todos os sócios.
Em qual campo faço isto? Pois só vi lugar para um representante.

Encarregado de DP
Bruna

Bruna

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 11:12

Leina, bom dia!
Só é necessário colocar o CPF do responsável perante o CNPJ em Informações e se caso todos os sócios retiraram pró-labore durante o ano-calendário de 2016 deverá ser informado em Beneficiário > Rendimentos Tributáveis e as retiradas de lucros em Rendimentos Isentos.
Qual é o seu sistema contábil? Há uma rotina para exportação do arquivo nos sistemas.


Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 11:15

Josilene Dutra

Bom dia. Se é o que estou pensando, deduza o valor negativo em outro mês. No final, o total tem de fechar com o extrato fornecido pela administradora do cartão.

Fábio Moreira

Fábio Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 11:30

Bom dia a todos, até onde eu sei

...A declaração deverá ser apresentada por meio do programa Receitanet até às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 15 de fevereiro de 2017. A Instrução Normativa RFB nº 1686/2017 prorrogou o prazo de apresentação da declaração até às 23h59min59s (horário de Brasília) do dia 27 de fevereiro de 2017.

No caso de extinção decorrente de liquidação, incorporação, fusão ou cisão total ocorrida no ano-calendário de 2017, a pessoa jurídica extinta deverá apresentar a declaração relativa a esse ano-calendário até o último dia útil do mês subsequente ao da ocorrência do evento. Exceto se o evento ocorrer no mês de janeiro de 2017, caso em que a declaração poderá ser entregue até 31 de março de 2017...

Avenildo Caleto

Avenildo Caleto

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 14:42

Boa tarde a todos!!!

Vamos encher a caixa de e-mail´s do CRCSP para ver se eles fazem alguma coisa por nós, pois do jeito que está tá difícil...

CRCSP disponibiliza e-mail para avaliação do programa gerador da Dirf 2017: @Oculto
O CRCSP criou o e-mail @Oculto para que os profissionais da contabilidade e empresas de software possam avaliar o Programa Gerador da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (PGD Dirf), disponibilizado pela Receita Federal no dia 27 de janeiro na sua página na internet - receita.fazenda.gov.br.

Os e-mails podem ser enviados até o dia 7 de fevereiro. Eventuais falhas e sugestões serão encaminhados pelo CRCSP à Receita Federal.

A Instrução Normativa (IN) RFB n.º 1.686 aprovou o PDG DIRF2017 e estabeleceu como novo prazo de entrega da declaração até 27 de fevereiro, último dia útil desse mês.

A divulgação do PGD Dirf 2017 aconteceu depois de muitos pedidos das Entidades Contábeis de todo o Brasil para que fosse divulgado o programa e prorrogado o prazo de entrega, anteriormente marcado para 15 de fevereiro.

No dia anterior à disponibilização da Dirf 2017, o CRCSP e as Entidades Contábeis estiveram reunidos com o superintendente da 8ª Região Fiscal, José Guilherme Antunes de Vasconcelos, em São Paulo, solicitando a extensão do prazo de entrega e fazendo outras sugestões.

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf) é a declaração feita pela fonte pagadora, com o objetivo de informar à Secretaria da Receita Federal do Brasil.

“Agora, começaremos uma nova etapa para facilitar a elaboração da Dirf para os profissionais da contabilidade e para os contribuintes”, disse o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.

“É preciso que o programa gerador da Dirf seja analisado pelos profissionais e pelas empresas de software para detectar eventuais falhas ou dificuldades. É um serviço que o CRCSP quer prestar aos profissionais e à sociedade”, enfatizou o presidente.

LUIZA FARIAS

Luiza Farias

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2017 | 15:07

Pessoal Boa Tarde

Estou tentando informar a DIRF de uma empresa imune SINDICATO que reteve IRRF dos funcionários, só que no programa tem escrito natureza do declarante
 Pessoa Jurídica de Direito Privado;
 Órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal;
 Órgãos, autarquias e fundações da administração pública estadual, municipal ou
do Distrito Federal;
 Empresa pública ou sociedade de economia mista federal;
 Empresa pública ou sociedade de economia mista estadual, municipal ou do
Distrito Federal;
 Entidade com alteração de natureza jurídica (Uso Restrito).

Não sei em qual devo informar

Me ajudem

Página 37 de 66

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.