x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 731

Dúvida sobre Parcelamento do Simples Nacional Especial

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 08:56

Bom dia colegas



Estou com uma dúvida, fizemos o parcelamento especial ( 120 vezes), porém o cliente não pagou a 1° parcela, para poder efetivar o parcelamento, e agora no portal do E-CAC não conseguimos sem emitir uma nova guia ou simplesmente cancelar tal parcelamento, o que posso/devo fazer nesse caso?

Obs: O cliente quer fazer o parcelamento.

DAIANA SOARES

Daiana Soares

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 09:32

Cristian Santos, bom dia para fazer a desistência que seria o caso pois não foi paga a primeira Parcela deve se aguardar um prazo segue informação que esta no manual da Parcelamento Especial segue link para mais informações: www8.receita.fazenda.gov.br

3.4 - Desistência do Parcelamento
Esta funcionalidade permite ao contribuinte desistir do parcelamento
solicitado. A desistência do Parcelamento Especial do Simples Nacional
só será disponibilizada após o prazo de adesão ao parcelamento (90
dias, a partir de 12 de dezembro de 2016).

Para confirmar a desistência do parcelamento, clique em , e será
emitido o Recibo de Desistência do Pedido do Parcelamento Especial do
Simples Nacional.

IMPORTANTE!
A desistência encerra o parcelamento. Os débitos não regularizados
terão prosseguimento na cobrança e envio para inscrição em Dívida
Ativa.

O correto seria ir ate a Receita federal mas proxima.

Cristian Santos

Cristian Santos

Prata DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 13:53

Perdão não intendi direito, só poderei cancelar se o parcelamento estiver ativo? E só posso cancelar depois de 90 dias? independemente se estiver ativo ou não?

DAIANA SOARES

Daiana Soares

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:07

Cristian Santos, então pelo que entendi so é permitido a desistência neste prazo de 90dias desde que o Parcelamento seja validado . Analisando melhor a sua pergunta não era desistir pois esse parcelamento não foi validado por não ter pago a 1º parcela. Quando foi feito esse pedido de Parcelamento? Acredito que por constar a opção de imprimir a guia não liberou o prazo de fazer um novo pedido deve- se aguardar ou ir ate o Receita Federal mas próxima para regularizar essa informação.

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 18 janeiro 2017 | 14:17

Cristian, aconteceu isso comigo, cliente pediu o parcelamento, porem eu fiz o parcelamento normal, o mesmo não pagou a primeira parcela e não consegui emitir uma nova, assim cancelei o parcelamento e fiz um parcelamento Especial, ele pagou a parcela, caiu no sistema e o mesmo continuou no Simples Nacional.

Ao meu entender so se pode optar por parcelamento apenas uma vez no ano, caso não tenha dado certo so em 2018.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.