José Branco
Iniciante DIVISÃO 4, Corretor(a) Olá pessoal,
Sou um pequeno construtor de casas, fiz 2 casas como PF e vendi ambas pela Caixa.
Gastei cerca de 110.000,00 (acho que até passou um pouco) com cada casa (incluindo o terreno, material e mão de obra) e vendi por R$ 190.000,00 cada uma.
Paguei ganho de capital "do jeito que achei certo na época" abati toda despesa mesmo sem NF (pedreiro, gesseiro e alguns materiais não emitem)... sei que não é o correto, mas foi o que entendi ser justo.
Agora estou construindo mais 2 casas, para vender em torno de R$ 180.000,00 cada uma, porém pretendo abrir uma empresa de compra e venda de imóveis prórpios CNAI 6810-2.
O meu contador vai enquadrar a empresa no simples, porém achei estranho a forma de tributação. É sobre o valor bruto?
Segue o exemplo (cada casa):
-Custo da construção (material, mão de obra, projeto e terreno) R$ 115.000,00
-Valor da venda (previsão) - R$ 180.000,00
Lucro líquido (sem impostos) - R$ 65.000,00
O contador disse que vou pagar pelo simples em torno de 6% a 8% de impostos sobre o valor de R$ 190.000,00.
Ele falou do lucro real, porém disse que é bem complicado, tem que ter um controle bem certinho sobre tudo que foi gasto e que ele cobrará um valor maior.
É assim mesmo que calculo o imposto?
Outra dúvida, eu costumo comprar e revender terrenos.
Exemplo, comprei um terreno de R$ 45.000,00 (à vista) + escritura, limpeza, muro, terraplanagem e etc... total vai me custar R$ 60.000,00 - se eu vender por R$ 75.000,00 (lucro teórico de R$ 15 mil).
Vou calcular todos os impostos sobre R$ 75.000,00??
Valeu pessoal, agradeço pela ajuda!