x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 838

INSS do médico com CNPJ

Fred

Fred

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2017 | 12:24

Bom dia

Um contador me disse que entre outros, teria que pagar 31% de contribuição ao INSS

Sou médico plantonista e para alguns lugares tenho que te CNPJ, Fiquei em dúvida pois nunca vi essa alíquota.
Por acaso seria os 20% do empregador (CNPJ) e os 11% do individual?

Att

OSWALDO LUIZ VALEJO

Oswaldo Luiz Valejo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 26 janeiro 2017 | 21:46

Fred, em primeiro lugar é preciso saber se sua empresa é optante pelo simples nacional ou tributada pelo lucro presumido. Sendo optante pelo simples nacional a sua contribuição previdenciária incidirá sobre o seu pro-labore com a porcentagem de 11%. Se for lucro presumido será 11% + 20% = 31%.
Mas no caso dos médicos ainda é comum ter um emprego também ou mesmo receber por plantões como "pessoa física". Nesse caso se o valor descontado pelas empresas para as quais presta serviços como PF já atinge o teto máximo de contribuição ao INSS, fica livre dos 11%.
Se for do simples nacional e tendo desconto acima do teto nos rendimentos como PF, sobre o pro-labore não recolhe INSS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.