x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 773

Pesquisa DCTF - e débitos da receita federal

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 11:51

Olá amigos de profissão.
Estou com um cliente que é lucro presumido, emite NFs regularmente, destaca os impostos (PIS/COFINS/CSLL/IR/ISS) na emissão da NF, recebe dos clientes apenas o valor líquido e mesmo assim consta o débito de PIS/COFINS/CSLL/IR na receita federal pelo e-cac - mês a mês.

É um cliente novo, tinha outro contador antes.
Gostaria de saber se estes débitos em aberto na RF são pela falta de envio da DCTF. Pois pela lógica ele recebia pelo liquido, então os clientes fariam o recolhimento e ele teriao crédito, a RF não poderia cobrar dele os impostos.

Nas informações pelo e-cac não sei identificar onde acusa a falta de envio das DCTFs de meses anteriores.
Os débito de PIS/COFINS... já é um indício da falta de envio da obrigação acessória pelo contador antigo?

É melhor eu ir na RF para obter estas informações ou alguém passou por fato parecido e poderia me ajudar?
São débitos de 2013 pra cá.
Hoje, 09/02/17 pesquisei no e-cac e consta débitos até 11/2016 - ou seja a DCTF de 12/2016 vencerá agora em fevereiro e a RF ainda não tem estes dados. Mais um indício de que é falta de DCTF?

ROBSON MORAES FERREIRA

Robson Moraes Ferreira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 12:02

Bom dia Leonardo!
Pelo exposto, acredito que a DCTF tem sido entregue de maneira incorreta. Se não há entrega de DCTF, não tem como a RF cobrar os valores de COFINS, PIS e os impostos retidos. Mesmo assim, entre no E-CAC, vá em Declarações e Demonstrativos e solicite um Extrato de DCTF e verifique se está sendo entregue.
Espero ter ajudado.

LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 12:36

Quando emito a NF eletrônica e informo as retenções dos impostos, automaticamente a RF já não tem conhecimento disto?
Ou até mesmo quando o cliente paga a NF pelo valor líquido, também não informa a RF sobre o desconto do imposto e a RF recebe esta informação lá?
Não estou entendendo então como pode a RF informar que há débitos a serem pagos, se o meu cliente recebe o líquido e o imposto é pago pelo cliente dele....

Patricia

Patricia

Prata DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 13:33

Leonardo s C ,


A DCTF é uma confissão de débito, é através de la que a Receita sabe o que a empresa deve, provavelmente, foi entregue de forma incorreta.

Atenciosamente,

Patricia O. Vieira
LEONARDO S C

Leonardo s C

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2017 | 14:21

Entendo, amigos.
Como vou poder reparar o erro então do contador anterior? O cliente é uma clínica de fisioterapia.

Consta na RF uma série de débitos, que na verdade não deveria ter nenhum.
A correção de cada mês gera uma multa, não é isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.