x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.064

empresa lucro presumido que é comercio e prestação de serviç

Andreia Simone do Nascimento

Andreia Simone do Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sábado | 11 fevereiro 2017 | 10:00

tenho empresas que era simples nacional, e passou para o lucro presumido, a partir de janeiro de 2017, minha dúvida é, a empresa ela tem o cnae principal comercio, e tem prestação de serviço também, qual é aliquota correta a ser cobrada na guia de irpj, cssl, uso a de comercio 8%, ou a aliquota de prestação de serviço 32%, não estou sabendo qual aliquota usar a de presunção. por favor se alguém poder me ajudar, desde já agradeço!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 13 fevereiro 2017 | 09:51

Cara Andreia Simone do Nascimento,

Como disse o colega Salvador Cândido Brandão, vc terá de utilizar a alíquota correspondente a cada atividade, não sei informar a respeito dos tributos federais, mas em relação ao ISS (para vc entender) as alíquotas podem variar de 2% a 5% conforme o município e o serviço executado.

Por Exemplo, sou de Avaré.SP e para o subitem 7.02 (construção civil) aqui a alíquota é de 5%, para o subitem 14.01 (oficinas mecânicas) a alíquota é de 3% .

Enfatizando que cada município pode ter seu alíquota e se for um serviço cujo ISS é devido no local da prestação vc deve utilizar a alíquota do município onde o serviço foi executado.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Evair Antonio de Souza

Evair Antonio de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2017 | 08:25

Prezada Andreia Simone do Nascimento.

Após apurar a base de cálculo (adições e deduções previstos no regulamento) do IRPJ e CSLL levando em conta as particularidades de cada atividade no Regime tributário do Lucro Presumido, as alíquotas destes tributos são:

IRPJ: 15%

IRPJ adicional: 10% sobre a parcela do lucro que exceder ao valor resultante da multiplicação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) pelo número de meses do respectivo período de apuração

CSLL: 9%

Att.,

A vida é um aprendizado constante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.