x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 497

Recolhimento de impostos retidos em nota fiscal

AZEMITA VIEIRA LUZ

Azemita Vieira Luz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 21 fevereiro 2017 | 14:12

Boa tarde,

Quando uma empresa optante pelo simples nacional toma serviços de outra, optante pelo lucro presumido, obrigada por lei a fazer as devidas retenções de PIS, COFINS, IRPJ e CSSL. Devera esta empresa optante pelo simples nacional efetuar o recolhimento dos impostos retidos em nota fiscal emitida por sua prestadora de serviços?

desde já agradeço a atenção.

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.
Aristóteles
Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 3 março 2017 | 15:23

Boa Tarde,

Tenho uma duvida sobre a retenção dos impostos

Meu cliente é o Prestador de serviços ( Lucro presumido) , e seu valor de um mês ficou em 48.336,88, deste valor é tributado uma parte dos impostos para a empresa tomadora a pagar então assim fica:
PIS - 314,19
COFINS - 1.450,11
IR - 725,05
CSLL - 483,37
(ESTES SÃO OS VALORES PAGOS PELA EMPRESA TOMADORA)

e o meu cliente vai pagar apenas o IR 1.595,12 - e CSLL - 908,73

Na nota fiscal esta o valor bruto, tem discriminando os valores dos impostos ( que a empresa tomadora vai pagar), mas no total da nota não esta o liquido, esta o valor bruto, a moça que trabalha aqui esta dizendo que se ela discriminar vai dar a entender que é a empresa prestadora que vai ter que pagar.... Mas na historia real esta sendo descontado para o recebimento, somente não esta descontando na nota.

Como que faço para contabilizar neste situação acima? os impostos da empresa tomadora também tenho que fazer algum lançado a respeito disso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.