x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.480

Periodicidade Irpj e Contibuição Social parte 2

marino cezar burlamaque

Marino Cezar Burlamaque

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 7 julho 2009 | 20:53

Boa noite a todos
Conversei com meu contador a respeito da periodicidade com que venho recolhendo o Irpj de Contribuição Social de minha empresa (loja de carros). Estou cadastrado na modalidade de Lucro Presumido e recolho mensalmente 1,2% de Irpj e 1,08 de Cont. Social. Meu contador disse que minha empresa está cadastrada em em uma especie de regime especial e no lugar de recolher 4,8% trimestralmente de Irpj eu recolho apenas 1,20% todo mês. A Contribuição Social eu poderia estar recolhendo trimestralmente 3,24% ou 1,08% todo mês. Procedem estas informações?
Grato
Marino

Editado por Marino Cezar Burlamaque em 7 de julho de 2009 às 20:54:45

Tópico movido por Ricardo C. Gimenez para esta sala em 7 de julho de 2009 às 23:51:49.

Sergio Roberto Bueno

Sergio Roberto Bueno

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 17:24

Boa tarde,

O período de apuraçao do IRPJ e CSLL - lucro presumido - é trimestral, porém algumas empresas/contadores utilizam o recolhimento de darf's mensais, ou seja, recolhendo antecipadamente, para não comprometer o fluxo de caixa no final do trimestre.

Sds,
Sergio Roberto Bueno
Anderson S

Anderson s

Prata DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 8 julho 2009 | 20:16

Sergio

Por que o profissional adiantaria o imposto se ele tem a possibilidade de recolher no mês subsequente ao trimestre de apuração?
Nesse caso ele está prejudicando o fluxo de caixa, e não beneficiando.

marino cezar burlamaque

Marino Cezar Burlamaque

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 9 julho 2009 | 08:51


Queria agradecer o Sergio pelo esclarecimento de minhas duvidas e quanto a pergunta do Anderson direcionada ao Sergio, vou tomar a liberdade de responder; no meu caso eu prefiro recolher mes a mes todos os impostos pois assim eu tenho um maior controle sobre meu caixa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.