x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.258

Declaração de IRPF - Mei que já fechou

Sabrina Sousa

Sabrina Sousa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Comercial
há 7 anos Sábado | 4 março 2017 | 12:29

Boa tarde

Em 2016 tive um MEI aberto, que fechei em novembro. O total dos meus rendimentos (prestação de serviços) foi R$34.004.06. Não tinha nenhuma despesa que possa comprovar pois trabalhava em casa e as contas como energia, internet etc estão no nome dos meus pais.
Essa foi minha única fonte de renda do ano.
A dúvida é : precisarei declarar o IR?
Pois vi que até 32% pode ser considerado como lucro líquido isento, mas como não tenho comprovar despesas não sei se seria possível.

Outra dúvida é se como fechei o MEI se preciso declarar o valor do capital social que havia informado (R$2.000,00)

Tenho também investimentos (pessoa física) na poupança e no tesouro direto, que somam aproximadamente R$27.000,00. Seria melhor declarar mesmo se não for obrigada?



Desde já obrigada

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 7 anos Sábado | 4 março 2017 | 13:30

Sabrina,

acho que vai precisar declara IRPF não. Quando se fala em 32% de lucro, é por que o MEI esta dispensado de contabilidade. Então mesmo que tivesse as despesas todinhas documentadas, isso não teria utilidade por causa da forma de apuração de lucro presumida.

Voce poderia ter faturado os 60 mil de limite do MEI e ainda assim não precisaria entregar a DIRPF.

Sobre o seus investimentos, eles são bens. Por valor de bens, só seria obrigada a declarar a pessoa que tiver mais de 300 mil em bens. Agora se houve retenção de imposto de renda destes investimos, e você tiver despesas que possam ser abatidas da base de calculo do imposto de renda, poderia ver se há algo a restituir e entregar a declaração.

Mas provavelmente não, tem que fazer conta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.