x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 263

Rendimentos e comprovação

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 1
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 01:44

Boa Noite!

Estava desempregada e tentando a sorte, forneci marmitas informalmente durante 5 meses a duas empresas (pessoa jurídica). Mas não tenho nada que comprove a origem dos depósitos na conta, somente os extratos bancários. Também não tenho nenhum documento que comprove vinculo.
Uma das empresas exigia nota fiscal, como não tinha aberto a empresa justamente por ser temporário e por não saber se daria certo, foram compradas notas fiscais com impostos pagos a 7%.
Não sei como declarar.
Como devo proceder?
Os valores totais (anual) ultrapassam 40.000,00.

Me ajudem por favor.

SÉRGIO CAMPANHA
Articulista

Sérgio Campanha

Articulista , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 28 março 2017 | 07:16

Bom dia Renata.

Não sei como lhe orientar sobre a questão, pois informalidade recai em informalidade!
Como declarar algo que você não reteve e não recolheu os impostos? Um serviço típico para um MEI, e acho que como deu certo, você deve imediatamente cadastrar-se no MEI a fim de trabalhar neste seguimento.
As notas fiscais compradas, estão em nome de quem? Da própria empresa que se passou por fornecedor das marmitas, não???
Se assim é, não são suas, são de outrem. Os 40MIL como rendimentos tributáveis de PF por si só (considerar lucratividade ou distribuição de um MEI), fariam de você obrigada a declarar.
Veja, a meu ver, você não teve rendimentos no ano de 2016, eles são informais.
Cuide, Renata, de se registrar. Muitos desejariam estar na sua pele, rsrsrs....,
Algo novo deu certo para você!

Gostaria que outros colegas se manifestassem sobre esta questão!

Att.

SC.

Sérgio Campanha

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.