x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.653

Cliente esta informando o meu NCM errado

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 29 março 2017 | 16:44

Colegas, boa tarde.

Minha empresa é optante pelo Simples Nacional, e efetuou vendas para uma empresa do Regime normal RPA. As duas empresas são de SP.

O problema é que eu emito a nota de venda com um NCM, que no caso não te Substituição Tributária, mas o cliente usa outro NCM que consta na lista de produtos sujeitos a Substituição Tributária.

O caso é que só descobrimos isso, agora quando ele emitiu notas fiscais de devolução de alguns produtos, e na nota destacou impostos e também informou o NCM que tem ST.

O erro do meu cliente pode gerar algum tipo de problema para minha empresa, que no caso vende para eles???

E quanto a nota de devolução que eles emitiram, já passou 24 horas, sendo assim não da mais para cancelar, como posso fazer para devolver essa nota???

Muito Obrigada, e por favor me ajudem.

Thiago Alcântara

Thiago Alcântara

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 09:44

Bom dia Juliana,

Primeiramente, qual NCM está correto? o seu ou do seu cliente?

nisto, se o seu estiver correto, não vai implicar em nada pois voce está fazendo o certo.

Quanto a NF-e, aconselho entrar em contato com o cliente (se o seu NCM estiver correto) e avisa-lo que ira fazer devolucão e para eles corrigirem e emitirem nova NF-e;2

Att. Thiago Alcântara
Aux. Escrita Fiscal & T.I.
Luciano de Abreu Santos
Articulista

Luciano de Abreu Santos

Articulista , Account Manager
há 7 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 09:52

Essa questão de NCM é muito séria, sobretudo agora com a instituição da CEST.

O correto é que seu cliente utilize a NCM, CST e CEST corretas e em harmonia com vocês.

Mesmo que vcs tenham utilizado os parâmetros fiscais corretos, ninguém quer ser fiscalizado "por tabela" por conta de erro dos outros, não é mesmo?

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Sexta-Feira | 31 março 2017 | 11:06

Luciano e Thiago, bom dia.

Obrigada pelas respostas.

No caso o meu NCM esta correto.

No caso da nota fiscal que eles emitiram de devolução dos produtos, já passou o prazo de cancelamento, e as notas além de NCM errado vieram com impostos destacados ST e ICMS, porém, sou optante pelo Simples Nacional e na venda não destacamos impostos na nota fiscal. O cliente não é Simples.

Como proceder nesse caso? Posso aceitar essas NFS erradas?? Como cancelar essa operação.

Me ajudem por favor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.