x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 1.664

Espólio sem partilha de bens

Marcelo Araújo

Marcelo Araújo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 abril 2017 | 16:00

Amigos,
Estou com uma dúvida bem estranha talvez pra vocês, mas realmente está me tirando o sono.
A companheira de um falecido me procurou no ano passado para fazer o IRPF dele. Ele faleceu em 2015, e ele fez a partilha dos seus bens em vida.
Eu fiz o IRPF dele como Espólio (Cod. 81), com todos os seus bens e direitos com saldo em 31/12/2015 zerados.
A minha pergunta é: Tenho que fazer nova declaração (supostamente a final) de espólio, ou se não há inventário a fazer não seria necessário (inclusive, o CPF dele já consta como de pessoa falecida)?
Sou contador novo de carreira, e conto com a experiência de vocês.
Muito obrigado desde já!

Grande abraço!!

Marcelo.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 8 abril 2017 | 08:03

Prezado Colega;
Se na inicial voce colocou Inicio de espolio, faça como final de espolio, para que a baixa do CPF SE CONCLUA, ;nada mais a fazer. e no caso tudo esta zerado, e o cpf, e extinto.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Marcelo Araújo

Marcelo Araújo

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 9 abril 2017 | 20:49

Boa noite, Manoel.
Obrigado por responder.
No entanto, permanece a dúvida, pelo seguinte:
Entrei da declaração novamente, e selecionei a opção "Declaração Final de Espólio Original", conforme você orientou, e deixei todos os valores e dados de conjuge, filhos etc. zerados.
Porém, o sistema insiste em solicitar que eu selecione "Decisão Judicial" ou "Escritura Pública". E daí em diante a coisa não avança.