x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.288

Cálculo simples nacional - prestação de serviços

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 19:11

Boa noite!

Estou transmitindo pela primeira vez o simples nacional. O CNAE principal da empresa é 77.40-3-00, é uma empresa que trabalha com direitos autorais, e pela tabela vi que se enquadra no anexo VI, sem retenção com ISS devido dentro do município, já que o serviço é prestado no proprio domicílio do prestador. A empresa não possui empregados e o empregador não tira pro labore, então na aba Folha de Salários, incluídos encargos (até 12 meses anteriores ao Período de Apuração, deixei os valores zerados.
Gostaria de confirmar se o que fiz está correto.

Desde já agradeço!

Letícia Broz

Leticia

Leticia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 14 abril 2017 | 00:31

Boa noite, Washington!
Pois é até onde eu sei também, mas o cliente está batendo o pé dizendo que conhece alguém que paga menos com valores maiores declarados, e que o valor está errado.
A receita declarado foi de R$ 140.692,92 - a firma é referente a direitos autorais, e eu informei no Anexo VI.
os impostos devidos foram calculados:
IRPJ CSLL COFINS PIS/Pasep INSS/CPP ICMS IPI ISS Total
15.399,64 5.133,20 0,00 0,00 472,62 0,00 0,00 2.813,85 23.819,31

O empresário já é aposentado, mas não encontrei nada que se refere a ser isento do recolhimento do INSS no simples por este motivo. E também não encontrei nenhum dado no que se refere a isenção dos outros impostos.
Está correto o cálculo?

Samuel Lima Paulo do Ramo

Samuel Lima Paulo do Ramo

Prata DIVISÃO 3, Professor(a) Universitário
há 7 anos Sexta-Feira | 14 abril 2017 | 10:13

Leticia, infelizmente essa historia do empresário conhecer alguém que "paga menos", com a mesma atividade, sempre vai aparecer.

Pode ser desinformação do empresário, ou até mesmo do profissional de contabilidade que cuida da empresa dele.

Ou então a empresa do "amigo" tem retenção de ISS e tem a ilusão de estar pagando menos por conta do valor do DAS ser menor.

Samuel Lima
Contador Formado pela Universidade Federal do Ceará
Consultor e Palestrante.
Fanpage: https://www.facebook.com/SamuelLimaContador
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/samuel-lima-contador/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.