x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 4.316

Declarar presidência de Associação Religiosa no Imposto de R

Antonia Márcila da Silva

Antonia Márcila da Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 22:02

Colegas, estou com uma dúvida: minha amiga é presidente de uma associação religiosa que tem CNPJ. Ela precisa declarar no Imposto pois é o CPF dela que consta como representante da Associação perante a Receita. Em que local da declaração isso deve ser mencionado? Estou com dúvida. É associação sem fins lucrativos (centro espírita) mas tem conta em banco e já existe há três anos formalmente. Podem me auxiliar? Grata!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 15:34

Antonia Márcila da Silva, boa tarde.


Sim ela deve imformar essa condição na Declaração, em dados do representante da pessoa juridica, mesmo porque sem essa informação o programa não deixa enviar a declaração.


Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luciano de Abreu Santos
Articulista

Luciano de Abreu Santos

Articulista , Account Manager
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 15:56

Boa tarde Antonia!

Na declaração da pessoa física do presidente essa informação não vai. A condição de administrador não o coloca como detentor de bens ou direitos a serem declarados.

Agora se ele fosse de alguma forma remunerado pela entidade, essa informação entraria como rendimento recebido pelo titular de origem de pessoa jurídica.

Já na ECF - Escrituração Contábil Fiscal vai a informação dele como dirigente e responsável. eventual pagamento à ele também entra na referida declaração.

Espero ter esclarecido a questão.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 18:38

Antonia Márcila da Silva, boa noite.


Creio que entendi mal seu questionamento, minha resposta foi no caso da declaração como PJ, o que parece não ser o caso. sendo assim, o colega Luciano de Abreu Santos respondeu a contendo.


Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.