x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.293

Declarar carro financiado no IRPF 2017

Ismael Ferreira

Ismael Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Sábado | 15 abril 2017 | 22:19

Boa Noite!

Meu pai comprou um carro no valor total de R$ 74.000,00. Sendo que foi dado como entrada R$ 30.000,00 e o saldo R$ 44.000,00 financiado em 48x.

Só que o financiamento está em meu nome, mas é o meu pai quem paga o carro.

Preciso declarar o carro em meu nome ou meu pai deve declarar o carro na declaração dele mesmo o veículo estando em meu nome?

Obrigado pela ajuda!

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 16 abril 2017 | 08:54

Ismael Ferreira, bom dia.


Nesse caso, o valor da entrada e das parcelas pagas por seu pai durante 2016 é lançado como doação,

Seu pai, deve informar que realizou a doação na ficha Doações Efetuadas e incluir o nome e CPF de quem recebeu, ou seja, o seu.

Você, deve declarar o valor recebido na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” como Transferências patrimoniais – Doação e herança”, e incluir o nome e CPF do doador, no caso seu pai.

Vale lembrar que o restantes das parcelas (proximos anos) tem o mesmo tratamento, se houver.

O carro deve ser declarado como bens e direitos, informando o valor efetivamente pago em 2016,e a divida ( as parcelas a pagar ) como obrigações.

Abraços.


A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Ismael Ferreira

Ismael Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 21:37

Muito obrigado pela ajuda Luiz José.

Mas esses valores tanto da entrada como as parcelas meu pai paga através da conta corrente dele. Eu não recebo transferência dele para efetuar o pagamento do veículo. A única coisa que fiz foi emprestar o meu nome para ele comprar o carro.

Ainda assim preciso informar como doação esses valores e declarar o carro na minha declaração de IRPF?

Ou eu poderia informar na ficha Bens e direitos o cód. 51 indicando o nome e CPF do meu pai. E ele informar na declaração dele na ficha Bens e Direitos declarar o veículo fazendo menção ao empréstimo do meu nome para financiar o veículo além de preencher a ficha Dívidas e Ônus Reais indicando a natureza da dívida, o meu nome, CPF e saldo devedor?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.