x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 316

IRPF-2017 - Dependentes

Márcio Ferreira

Márcio Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 09:49

bom dia, estou fazendo minha declaração e surgiu algumas dúvidas, preciso de auxilio de vcs.
tenho dois filhos dependentes e tenho empréstimos com eles, no mês de junho de 2016 quitei esses empréstimos, porém, em dezembro precisei novamente de um valor emprestado. dúvidas: 1) preciso constar na declaração que os dependentes tiveram receitas pelos recebimentos do empréstimo no item bens e direitos? 2) esse novo empréstimo devo inclui-lo no item bens e direitos como crédito decorrente de empréstimo para meu dependente? 3) devo incluir no tem dívidas e onus esse novo empréstimo.....Grato.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 10:08

Marcio, qual a idade dos dependentes? Esses empréstimos a favor deles, tem contrato de mutuo e foi formalizado em consonância com o decreto 3000/99?
se a resposta for negativa, trata-se de empréstimo informal, e neste caso, o melhor é não declarar.assim oriento meus clientes.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Márcio Ferreira

Márcio Ferreira

há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 11:50

Olá Aguinaldo, primeiramente obrigado por tentar me ajudar. Meus dependentes tem 15 e 9 anos.
Seguinte quem pegou dh emprestado fui eu com eles...dai paguei em maio passado mas em dezembro peguei novamente, e como tenho eles declarados como dependentes surgiu a dúvida de como e onde declarar essas transações. Porque se eu paguei tem de entrar crédito pra eles e esse crédito deve ser expresso em minha própria declaração (onde em qual item), haja vista que são meus dependentes...não é isso?

Márcio Ferreira

Márcio Ferreira

há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 14:45

Estou te entendendo, o problema é que necessito do valor "emprestado" pra fechar minha declaração, senão minhas despesas serão maiores que meus rendimentos, e não quero colocar mais rendimentos porque meu imposto sobe muito....entendeu minha situação...rss. Conto com sua ajuda. Grato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.