x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 426

Imposto de Renda - declaração de bens

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 10:59

Bom dia,

Gostaria de um esclarecimento sobre uma dúvida:

Tenho um terreno que vale 28 mil reais, que venho pagando financiamento. No terreno, construí um imóvel, mas nunca declarei o imóvel, apenas o terreno, mesmo sabendo ser desnecessário declará-lo por causa do valor.
Declaro o financiamento na ficha dívidas e ônus reais, normalmente ano após ano com valores fornecidos pelo banco credor, relativos aos pagamentos e saldo devedor.

O que quero entender é se posso declarar o imóvel ou tenho que aguardar quitar o terreno para considerá-lo bem?
O imóvel (casa) vale mais do que R$ 300 mil, atualmente.

Quando eu quiser vender, qual procedimento na declaração?

Obrigada!

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
Natalli

Natalli

Prata DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 16:53

Pode declarar o financiamento, mais não colocaria o financiamento em dividas e ônus reais, só colocaria em bens e direito ... e a cada ano colocaria o valor pago.
Colocaria a construção de acordo com as despesas.. para depois incorporar no terreno.

Auriete Esteves

Auriete Esteves

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 18:12

Oi Natalli, mas é na ficha de dívidas e ônus que pede o valor pago no ano e o saldo devedor em 31/12...
Mas obrigada pela resposta, é uma hipótese que vou considerar.

Abraço

AURIETE ESTEVES
ASSISTENTE CONTÁBIL
antonio w. f. de campos

Antonio W. F. de Campos

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Técnico
há 7 anos Quarta-Feira | 26 abril 2017 | 23:20

Auriete, há um equivoco ai, ofinanciamento do terreno vc lança em Bens e Direitos e vai acumulando os valores pagos nos exercicios ate o final da quitação do contrato, quando então vc passará apenas a repetição dos valores, como vc construiu uma residencia e não informou caso vc o faça agora o seu patrimonio sofrerá um aumento consideravel o que acarretará pagamento de imposto porque consequentemente voce terá que ter lastro suficiente para esse aumento.

Antonio de Campos
Tc/Sp

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.