Leonardo Gasparini
Prata DIVISÃO 3, Contador(a) Prezados colegas.
Enviei uma declaração, para não perder o prazo e depois, se for o caso farei a retificação.
Como funciona a questão da Declaração de Espólio?
Tenho a seguinte situação:
Uma pessoa, no final de 2016, recebeu um valor referente a uma indenização conseguida pelo seu pai, que já é falecido. A ação foi ganha depois do seu falecimento. O inventário foi finalizado em 2016.
O dinheiro entrou na conta dessa pessoa (R$ 170.000,00), pois foi nomeada a inventariante, para ser distribuido aos demais herdeiros. Deu aproximadamente uns 15 mil para cada um, pagos para uns em dez/16 e para outros logo no início de 2017.
Como proceder num caso deste?
Tive que lançar o saldo da conta, em sua titularidade em BENS E DIREITOS (145.000,00) o que obviamente causou um aumento patrimonial (dobrou em relação ao ano anterior). Ficou para ela os 15.000,00.
Não informei o recebimento da indenização.
Sei que terá que ser feita a Declaração de Espólio do falecido, da qual não entendo nada, mas será feita (mesmo que em atraso, já que a documentação chegou em nossas mãos na véspera do fim do prazo de entrega das declarações e não deu tempo para fazer e o cliente está ciente disso).
Existe algum meio de não acontecer tributação para esta pessoa, já que como inventariante foi ela quem recebeu, para distribuir aos demais, o valor da indenização?
Quem puder esclarecer eu agradeço, pois não entendo nada dessas questões de indenização, espólio, etc.