x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 42

acessos 12.371

Assinaturas Signatarios do ECD 2017

JOSE WALTER MAPRELIAN

Jose Walter Maprelian

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Controladoria
há 7 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 13:51

Gostaria de deixar um relato sobre o J930. Tive erro no ECD referente este registro e averiguamos depois de um certo tempo, que era necessario criar uma outra assinatura com identificação do CNPJ para assinar pelo E-CNPJ.

Vejam que absurdo. Ate o ano passado assinavam dois signaratarios. O contador e o diretor e agora inventaram, para mim isto é um invenção. Agora deve ter assinatura pelo E-CNPJ. Primeiro detalhe: para que tres assinaturas. Segundo detalhe: alguem esta levando alguma comissao com as certificadoras digitais. Terceiro detalhe, quem é impresa pequena que nao se utiliza de NFE, utilizara este certificado somente uma vez por ano. Para o ECD. Para mim isto é absurdo, plena arrecadação. Contudo, estamos no Brasil, ja diz tudo.......

Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 10:31

Bom dia, Gislaine,

A RFB disponibilizou uma nova versão do programa da ECD corrigindo o bloco das assinaturas. Estou fazendo o download dela neste momento para verificar, pois só tenho os certificados e-CPF dos administradores.

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 11:29

Bom dia Pessoal,

Minha dúvida é a seguinte: a empresa tem e-CNPJ mas ele não está no escritório da contabilidade, posso assinar com o e-CNPJ do escritório com procuração do e-CAC?

Juliana
WS Moduli - Gestão Empresarial

"Força, Foco e Fé"
Lucas

Lucas

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 13:02

Juliana,

Sim, mas somente se na procuração do e-CAC constar a autorização para assinatura de documentos do SPED. Se não constar, você pode cancelar a procuração vigente e fazer uma nova incluindo os serviços do SPED.

Sérgio Rocha

Sérgio Rocha

Iniciante DIVISÃO 5, Subcontador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 13:22

Aos colegas Luiz Carlos e Gislaine, é possível transmitir o ECD com o e-cpf, na indicação da qualificação do signatário é só informar um outro código, no meu caso eu informei o 205 - Administrador, pois na empresa em questão o sócio é administrador, validei assinei e transmiti normalmente.

Acho que essa alteração de assinatura, veio para "facilitar" nossa vida, visto que algumas empresas possuiu e-cpf dos sócios e outras o e-cnpj da empresa para emissão de nf-e, conectividade social, entre outras. Então a RFB integrou todos os certificados para "diminuição do custo administrativo", possibilitando o uso desses certificados já emitidos.

Quem já transmitiu a ECF, houve atualização das assinaturas igual a ECD?

Sérgio Rocha.

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 14:27

Boa tarde colegas. Só pra constar: quem já tinha a declaração(diario 2016) no sistema ECD antes de atualizar, deverá exportar e importar a mesma, para que sejam excluídos os erros anteriores. Pois comigo, mesmo após a atualização (4.0.2 para 4.0.3) continuou não permitindo CNPJ de terceiro.
Quanto as assinaturas são duas ou três? ainda não entendi...

1. Toda ECD deve ser assinada, independentemente das outras assinaturas, por um contador/contabilista e por um responsável pela assinatura da ECD.

fonte: novas regras

eu fiz assim (fiz duas ecd's) com 03 certificados:
001: cnpj contabilidade procuração(previamente efetuada na rfb) pj.
205: administrador pf
900: contaddor pf

Sineir Marcos®
Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 16:59

Boa Tarde Luiz Carlos,

Era exatamente isso que eu ia perguntar, assinei a ECD com meu e-CNPJ que tem procuração do e-CAC e com o meu e_CPF como contabilista, e mesmo assim o PVA pede as assinaturas dos sócios da empresa. Posso assinar por eles como procuradora como fiz ano passado? Precisa da assinatura de todos os sócios ou só o majoritário já basta?

Juliana
WS Moduli - Gestão Empresarial

"Força, Foco e Fé"
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 17:02

Olá, Juliana

No meu caso, quando pediu a assinatura do sócio, eu abri o erro e exclui, deixando só a opção de assinatura do eCNPJ do cliente e o meu eCPF, e validou e entreguei sem problemas.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 17:05

Obrigada Claudio! Vou tentar!!!! Mas será que não vai dar nenhum problema futuro por não ter a assinatura de nenhum dos sócios mesmo que seja por procuração?

Juliana
WS Moduli - Gestão Empresarial

"Força, Foco e Fé"
CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 17:07

Olá, Juliana

Não, justamente por você ter a procuração, que autoriza você a fazer os procedimentos em lugar dos sócios da empresa, se não der, o programa nem valida.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 maio 2017 | 18:25

Vanderleia, gere uma certidão do contador responsável (site crc - uf do responsável).. chama-se CRP... no RJ tem validade de 3 meses a contar da emissão.

Sineir Marcos®
Elisabete Paiva

Elisabete Paiva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 09:22

Bom dia, Alberto

Tem um fórum sobre esse assunto em andamento:

www.contabeis.com.br

Já solicitei um modelo do termo de verificação, mas ainda não recebi, se não já lhe enviava.
Acesse e deixe seu e-mail lá, para que possa receber.

Att.
Lisa Paiva
Paulo Sérgio de Campos Barros Alencar

Paulo Sérgio de Campos Barros Alencar

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 15:11

Boa Tarde, tentei de todas as formas assinar sem o e-CNPJ, ou até colocando um e-CNPJ como procurador, mas o validador não permite.

Pelas pendências de validação é claro, deve haver um registro 001 e este registro e o próprio e- CNPJ do contribuinte.

Já as mudanças várias vezes, e o que entendi foi que ainda sera possível a assinatura com dois e-CPF, que essa mudança veio para beneficiar, já que na maioria das vezes o e-CPF do sócio só servia para assinar a ECD.

minha dúvida é que tem gente, no fórum, falando que conseguiu transmitir apenas com assinaturas e-CPF

erro - é obrigatória uma e somente uma assinatura de qualificação 001 - signatário da ECD com e-CNPJ ou e-PJ

SINEIR MARCOS

Sineir Marcos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 15:24

Paulo, vc atualizou o validador (4.0.3) depois que importou sua declaração?
se sim, exporte a declaração e importe. Este procedimento zera as mensagens do validador(postagem do dia 15/05/17).

Sineir Marcos®
JOSE WALTER MAPRELIAN

Jose Walter Maprelian

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Controladoria
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 15:54

Pessoal

Referente assinaturas dos signatarios, a receita federal corrigiu por meio da disponibilização do ECD 4.0.3, onde retirou assinatura do signatario E-CNPJ. Gerar o arquivo para importação do ECD no J930 somente com assinatura de dois signatarios o Diretor e o Contador por meio do E-CPF somente.

No E-CPF do diretor que representa o CNPJ da empresa, inserir o E-CPF do contador por meio de procuração eletronica. Ou seja, voltou tudo ao normal como era feito os outros anos. Voltou no mesmo procedimento de assinaturas que eram nos anos anteriores.

Outro questao, nao colocar no ECD no J930 o E-CNPJ caso contrario irá solicitar assinatura do E-CNPJ. No J930 tem que apresentar somente os dois signatarios Diretor e o Contador.

Agradeço

Walter


Sérgio Rocha

Sérgio Rocha

Iniciante DIVISÃO 5, Subcontador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 16:04

Paulo Sérgio, tente mudar o código para outro, no meu caso, e alterei para administrador. Depois marque a opção que o administrador é responsável pelo cnpj, no meu caso deu certo, pois ele consta no contrato social da empresa que o administrador é responsável pelo cnpj.

Eu fiz isso e consegui transmitir com sucesso utilizando dois e-cpf; contador e administrador.

Não precisa ter o certificado e-cnpj para ser responsável pelo cnpj.

"1. Toda ECD deve ser assinada, independentemente das outras assinaturas, por um contador/contabilista e por um responsável pela assinatura da ECD.

2. O contador/contabilista deve utilizar um e-PF ou e-CPF para a assinatura da ECD.

3. O responsável pela assinatura da ECD é indicado pelo próprio declarante, utilizando campo específico. Só pode haver a indicação de um responsável pela assinatura da ECD.

4. O responsável pela assinatura da ECD pode ser:
4.3. Um e-PF ou e-CPF. Nesse caso o CPF será validado nos sistemas da RFB e deverá corresponder ao representante legal ou ao procurador eletrônico do declarante perante a RFB.

6. Outras informações sobre a assinatura da ECD por e-PJ ou e-CNPJ:

6.1. A assinatura por e-PJ ou e-CNPJ não é obrigatória, mas se realizada só pode ocorrer uma vez.

6.2. Foi criado um novo código de assinante na Tabela de Qualificação do Assinante – que é o 001 – signatário da ECD com e-CNPJ ou e-PJ. Esse código é utilizado exclusivamente pela assinatura e-PJ ou e-CNPJ.

6.3. A assinatura por e-PJ ou e-CNPJ pode ser aquela escolhida pelo declarante como o responsável pela assinatura da ECD, mas isso não é obrigatório."

Sped

Espero que ajude.

JOSE WALTER MAPRELIAN

Jose Walter Maprelian

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Controladoria
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 23:22

Caro Paulo Sergio
O meu sistema é da Totvs. Para que nao gera-se outro vez o arquivo do ECD pelo sistema para depois importar para o validador do ECD, fiz como voce.
Apresenava tres signatarios conforme o validador 4.0.2. Apos a mudança fui direto no arquivo TXT, efetuando abertura pelo programa NOTEPA++. Ester programa é seguro e demonstra as linhas do Sped ECD. Deletei o signatario o E-CNPJ 1 e deixei o do diretor e do contador que sou eu como 900. Fui Alterei em tres lugares as linhas de abertura, encerramento e a ultima linha, porque ter excluida uma. Deletei no validador o anterior que havia importado pelo 4.0.2 e importei novamente para 4.0.3 e deu certo. Pediiu somente duas assinaturas a do diretor com seu E-CPF e o meu E-CPF. Deu certo.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.