x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 14

acessos 5.720

Intimação E-Cac Simples Nacional

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 8 maio 2017 | 11:11

Olá, Baltasar Coelho Gomes

Não há impedimentos para que os débitos sejam parcelados, no entanto, para que a empresa seja mantida no Simples Nacional, a mesma terá que estar em dia com os pagamentos.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 junho 2017 | 09:46

Colegas, bom dia!
Estou com dúvida se o contribuinte deixar de atender a intimação, o mesmo poderá ser excluído do Simples Nacional. Geralmente a Receita Federal costuma excluir as empresas no início do ano (janeiro). Para min essas intimações são apenas para forçar o contribuinte acertar o débito.
O que pude observar que essas intimações são automáticas para quem optou em receber msn da Receita Federal.
At.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 11:09

Bom dia caros colegas,

Tenho um cliente que recebeu um termo de intimação da RFB refente um débito do Simples Nacional (PA 03/2017, vencimento 20/04/2017), meu cliente perdeu a data, porem efetuou o pagamento em 09/05/2017, ontem consultando a caixa postal no e-CAC verifiquei esse termo de intimação sem lógica. A guia foi paga em atraso, mas foi paga. O que devo fazer nesse caso? Na intimação pede para regularizar até dia 31/07/2017, vamos ter que pagar novamente?? Não sei o que fazer... Já pensou ser excluído do Simples Nacional por isso!?!?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 11:14

Olá, Patrícia Egêa

Com a guia paga em mãos, você deve ir até uma unidade da RFB para que eles façam o ajuste no sistema, que em alguns casos não faz a baixa como deveria.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 11:22

Patrícia Egêa

Bom dia. Tive um caso parecido, cliente pagou o DAS com alguns dias de atraso e mesmo assim recebeu uma Intimação em maio (deve ter sido processada antes do recolhimento). Não fiz nada, só esperei o pagamento entrar no sistema. Agora em junho, quando fui calcular o Simples, não apareceu aquela mensagem de débitos quando acessei o PGDAS-D.

Verifique no eCAC como está a Situação Fiscal da empresa ou emita uma CND, para confirmar.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 11:26

Cláudio, mais um detalhe... Quando consulto o extrato do Simples deste ano aparece que essa competência está paga! Realmente não entendi o que aconteceu. No relatório fiscal também não aparece nenhum débito em aberto, ai me deparo com essa intimação ridícula.

Como se não tivéssemos nada para fazer, ainda precisamos ficar levando guias pagas para serem devidamente baixadas na Receita Federal D: D:


Márcio,

Pensei em esperar também, mas tenho medo de algo "pior" acontecer sabe!?
O DAS foi pago em 09/05/2017, a intimação foi enviada em 20/05/2017 e eu só fui ver ontem... Você acha que ainda pode ser que dê baixa automaticamente?

DIOGO SOARES HONORATO

Diogo Soares Honorato

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 15:22

Patrícia Egêa...Boa tarde.

Como você mesmo disse:
O DAS foi pago em 09/05/2017, a intimação foi enviada em 20/05/2017!

Se a intimação for referente a que você pago o das no dia 09/05/2017, não precisa preocupar, pois você tem a prova de que pagou antes, e a receita federal esta cobrando mandando intimações todo mês para receber, pois nosso governo você sabe como esta "quebrado".
Se eu fosse você ficaria tranquila em relação a isso, de ser excluída do simples! Não pode ser excluída por isso, pois esta pago antes do prazo, e toda intimação tem prazo para solucionar!

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 15:32

Diogo Soares Honorato,

Vou esperar até perto do prazo expirar, que é dia 31/07/2017. Se eu ver que o problema não será solucionado, corro atrás de apresentar os documentos na Receita Federal né...

Agora outra questão... Esse mesmo cliente, neste mesmo mês que mencionei (03/2017) também perdeu a data de pagar o INSS sobre o pro-labore e acabou pagando no mesmo dia 09/05/2017, porém quando consulto o relatório complementar de situação fiscal aparece essa competência em aberto, entretanto a guia foi paga! Com relação a isso o que devo fazer? O pagamento já faz mais de um mês, será que ainda não "caiu no sistema"?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 16:27

Patrícia,

No meu caso, o DAS 03/2017 foi pago em 05/05/2017. Como consta a guia paga no Extrato do SN de março, não aparece débito no Relatório de Situação Fiscal (eCAC), e emiti a CND, eu não me preocupo.
Na intimação, as penalidades que constam são a inclusão no CADIN e na Dívida Ativa, não menciona exclusão do Simples.
A exclusão é notificada através do ADE, normalmente enviada em setembro/outubro, com prazo de 30 dias para a empresa regularizar os débitos.
Eu só me preocuparia se a empresa vier a receber o ADE referente a esse débito, aí sim teria de ir até a RFB para demonstrar que foi pago.

Patrícia Egêa

Patrícia Egêa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 20 junho 2017 | 16:44

Verdade Márcio, você tem razão, não recebi a ADE...

Vou aguardar mais alguns dias para ver o que acontece, qualquer coisa dou um pulinho na RFB e aviso vocês se tiver novidades, rsrs!

Muito obrigada pelas dicas e pela atenção, fiquei mais tranquila... Vocês são sempre demais!!!


Att.

Eraldo Luiz Chemin

Eraldo Luiz Chemin

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 10:40

pelo que eu vi, estas intimações são automáticas
geradas quando do não pagamento do imposto no
vencimento, se está paga mesmo com atraso
não tem o que temer, mas que este pais ta bagunçado
mesmo não tenho dúvidas, é o grande comendo o pequeno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.