x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 324

Cálculo da DIRPF

FRANCIELTON LOPES

Francielton Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 16 maio 2017 | 14:43

Caros colegas;
Estou atuando na área contábil como autônomo (sou bacharel, com inscrição ativa no crc-pi) e me deparei com uma situação que diz respeito à dirpf. Um cliente, para o qual fiz a Declaração de ir 2016 e 2017 me questionou o motivo pelo qual o imposto a pagar dele aumentou muito de um ano para o outro. Tentei fazer todos os cálculos manualmente (os mesmos que o sistema faz automaticamente) para que então eu obtivesse dados suficientes para fazer a comparação de um ano para o outro e dar a devida resposta, uma vez que o cidadão é um professor de matemática e gosta de respostas precisas, mas não consegui. Se alguém puder me ajudar a fazer essa análise, agradeço. Para tal, eis os dados a seguir:

dirpf 2016/ano calendário 2015

rend. recebidos de pes. jurídica: 45.126,14
contr. previd. oficial: 4.696,39
imposto retido na fonte: 482,39
13º salário: 3.523,28
irrf sobre 13º salário: 29,44
imposto a pagar: 734,48

dirpf 2017/ano calendário 2016

rend. recebidos de pes. jurídica: 58.090,04
contr. previd. oficial: 5.599,18
imposto retido na fonte: 872,45
13º salário: 3.890,42
irrf sobre 13º salário: 45,83
imposto a pagar: 1.950,24


Dados adicionais: as duas declarações foram entregues na modalidade simplificada, sem a utilização de deduções (inclusive sem dependentes). Levando em conta o irrf e o imposto pago após a declaração de ajuste anual (dirpf), o imposto de renda pago no primeiro ano foi de R$ 1.216,87, enquanto no segundo foi de R$ 2.822,69.
Numa análise rápida é possível afirmar que houve aumento na renda de um ano para outro, no entanto não na mesma proporção em que houve aumento de imposto. Sei que deverá ser levado em conta a parcela da renda não tributada e analisar a questão das alíquotas, mas não consegui evidenciar isso em números exatos.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 17 maio 2017 | 09:52

Francielton, só de olhar na informação já dá para perceber onde esta o problema : Na fonte pagadora. Para você ter ideia, um empregado de um cliente meu, que fturou em torno de 45 mil no ano, teve retenção de mais de 2mil. Então analise, mensalmente seu cliente esta sendo beneficiado com baixa retenção, s´que no final, na hora de declarar paga mais.
O que fazer neste caso: pega o holerit dele, nem precisa ser todos, só alguns, e confere o calculo da retenção feita pela empresa. Verá que descontaram a menos, e isso prejudica no final. Pode ser tabela errada, isso acontece com frequencia, ou muitos dependentes considerado mensalmente e depois na declaração de ajuste, não informou esses dependentes, recorrendo a simplificada. só exemplo. Mas te garanto que a retenção mensal esta errada.

quando concluir me avisa!

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.