x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.523

Clínica Odontológica com Prestadores de Serviços

Sandra Trevizan

Sandra Trevizan

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 maio 2017 | 14:44

Boa Tarde Caros Colegas!!!

Estou com um cliente novo - clínica odontológica - e gostaria de saber qual o tratamento correto da prestação de serviços dos dentistas autônomos sem vínculo empregatício.

1) Incluo o valor dos serviços deles no faturamento da empresa?
2) Devo recolher INSS referente esses serviços?


Desde já agradeço.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Terça-Feira | 13 junho 2017 | 11:30

Cara Sandra Trevizan,

Sua postagem é bem interessante mas bem confusa.

Quem são os sócios da Clinica? Não são os dentistas?

Esses profissionais liberais são contratados para prestar serviço em nome da clinica ou a clinica aluga espaço para esses dentistas?


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Sandra Trevizan

Sandra Trevizan

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 14:03

Boa tarde Reinaldo!!!

Obrigada pelo interesse em ajudar.

Deixa eu tentar esclarecer:

Os sócios serão 1 dentista e um administrador (outra profissão).

Os profissionais liberais prestarão serviços em nome da clínica e receberão um percentual do serviço prestado.

A minha dúvida é como irei tratar os valores desses profissionais? Pelo valor total ou já descontando o percentual deles?
E eles, como irão declarar isso?

Obrigada!!!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 10:52

Cara Sandra Trevizan,

Como vc colocou acima a Clinica não é uma sociedade uniprofissional e terá de emitir nota fiscal da intermediação do serviço executado, ou seja, da parte que cabe a clinica.
Já em relação aos valores repassados aos dentistas que executam o serviço vc terá de verificar se existe a necessidade de emissão de nota fiscal, me parece que o Município de São Paulo não exige (mas verifique). Principalmente se eles recolherem o ISS fixo não vejo a necessidade de nota.

Se o recebimento foi feito pela clinica, entendo que terá de escriturar o valor total (bruto) e depois os repasses.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.