x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 28

acessos 47.666

Revisão do Cálculo de Financiamentos

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 10:32

Bom dia!
Tenho um cliente advogado. Ele tem alguns processos onde seus clientes querem verificar se os juros cobrados no financiamento que eles pagam estão abusivos ou não (seria uma revisão do financiamento), mas não sei como fazer esses cálculos. Será que alguém sabe, ou possui alguma planilha que realiza esses cálculos?

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 15:37

Pois é Saulo, eu já havia entrado nesse site, realmente ele é ótimo, mas não achei um link específico que realize o cálculo de financiamentos (de acordo com juros compostos-tabela price e de acordo com juros simples). Você já conseguiu encontrar isso nesse site?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:24

Boa tarde Caroline,

Clique sobre a frase "Cálculos Financeiros" para ser levada a página Cálculos Financeiros e com Índices .

Entre as opções que se apresente escolha a que lhe convém (por exemplo) "Atualização de um valor por indice financeiro e com juros" Clique sobre esta opção e será levada a página de cálculo onde deverá informar o índice a ser aplicado e o percentual de juros a serem cobrados, além do valor e data da composição do crédito.

Tente, estou certo de que conseguirá.

...

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:34

Saulo, foi nesse link mesmo que eu entrei.
Na verdade, o que eu preciso é o seguinte: uma planilha que realiza o cálculo do valor que a pessoa está sendo cobrada pela financeira e do valor que ela realmente deveria ser cobrada, porque as financeiras estão utilizando tabelas com cálculo de juros compostos, o que não é permitido por lei. Então essas pessoas querem uma revisão do valor do seu financiamento, para oder reaver a diferença paga a maior judicialmente. Já procurei em vários sites, mas é tudo bem vago.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:49

Boa tarde Caroline,

O link que lhe enviei é capaz de determinar o valor que deveria ser cobrado sobre o saldo devedor (ou a parcela mensal) de acordo com o índice proposto, mês a mês.

Realmente não há (ali) como calcular o que está sendo cobrado pela financeira, desconheço uma planilha que faça estes cálculos.

Face ao exposto a alternativa é solicitar junto a financeira o cálculo aplicado na cobrança dos juros sobre o valor financiado e a partir de então, aplicar o índice devido nos termos da lei, para permitir a discussão.

Esperemos que alguém entre os frequentadores do Fórum disponibilize a planilha desejada.

...

CAROLINE PITTER

Caroline Pitter

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 30 julho 2009 | 16:52

É, boa idéia, porque planilhas que calculam o valor correto eu já encontrei, tendo o cálculo deles em mãos, fica fácil fazer o comparativo.
No site do Banco Central euu encontrei uma ferramenta que ajuda no cálculo correto: www.bcb.gov.br

Obrigada, sua dica com certeza vai me ajudar!!!

Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 11:21

Bom dia colegas, eu adquiri uma planilha que faz o cálculo correto a juros simples e já faz a correção do indébito até a prestação desejada e também um modelo de parecer para revisão de contrato de financiamento de um contador de Curitiba. A planilha é muito boa e fácil de manusear. O link desta planilha é este:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-103307205-juros-abusivos-_JM

Espero ter ajudado.

Juliana

Juliana

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2009 | 14:47

Sim, é realmente muito boa e fácil e ainda ele dá todos os esclarecimentos referente a utilização da mesma, e a lógica de como funciona o cálculo a juros simples.


charlene pinheiro gomes

Charlene Pinheiro Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 março 2011 | 22:22

Boa Noite a todos

Gostaria de uma ajuda sobre como calcular os juros abusivos sobre financiamento . O Jornal Extra publicou no dia 26/02/2011 esta informação e esta aparecendo muito trabalho, mas não sei como começar. Por favor alguém pode me ajudar?

Att

NOTA DA MODERAÇÃO: Mensagem editada por conter pedido de material por e-mail, procedimento vetado cfe. Regras do Forum.

marcelo franco gonçalves

Marcelo Franco Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:06

Srs. bom dia, trabalho com cálculo ha algum tempo desenvolvo cálculos voltados a revisões de contratos (financiamentos no geral), cálculos para revisão de contas corrente e caderneta de poupança, cartões de créditos, empréstimos entre outros. Além de atualizações monetárias(por vários índices) e também cálculos previdenciários (desaposentação, revisoes de RMI , teto, OTN/ORTN e vários outros).

Se necessitarem de algum tipo de auxílio estou a disposição,

KLEITON DOS SANTOS

Kleiton dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:40

Boa dia, estou com um financiamento de uma moto cujo o valor total do financiamento é de R$ 6570,63 e valor da dívida tota é de R$ 10.191,60, sendo os juRos menasi de 2,56% e anual 35,43% (é o que diz o contrato, vai saber qual a porcentagem de verdade!?) e minha prestação ficou 36 vezes de 283,10. Fiz o cálculo pela Método GAUSS E MINHA PARCELA FICOU EM R$ 242,21. Como devo proceder para entrar com uma ação de revisão deste de valor? Será que posso entrar como juros abusivo por está pagando R$ 283,10, R$ 40,89 a mais do que o valor legal?

marcelo franco gonçalves

Marcelo Franco Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 abril 2012 | 11:58

Olá Kleiton, inicialmente é necessário cálculo detalhado do seu financiamento, este servirá de base para a discussão ou questionamento sobre por exemplo a composição de juros. De preferencia este cálculo deve ser assinado por um profissional que de a sustentação necessária para o mesmo apos a entrada da ação tenha capacidade de responder sucintamente se for solicitado por um juiz o detalhamento do mesmo. Fora é interessante contatar um advogado com experiencia no assunto para que voce tenha um respaldo tecnico e tenha mais agilidade na solução da causa.

POde me contatar diretamente pelo email que esta cadastrado aqui no forum.

Att.

Daniel Cherem

Daniel Cherem

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 08:46

Bom dia a todos,

Estou fechando uma parceria com um advogado para realizar os cálculos para revisões dos financiamento. Pelo que entendi o antigo profissional realizava o cálculo da parcela correta com juros simples de 1% e outro cálculo com juros de mercado, pois de acordo com orientações, depende de cada juiz a determinação da revisão por 1% ou taxa de mercado. Minha dúvida consiste no seguinte: Onde consigo localizar essa taxa de mercado ?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Att,

Daniel Cherem

marcelo franco gonçalves

Marcelo Franco Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 10:03

Olá Daniel,

As taxas voce pode localizar em sites especificos, ou diretamente no site do Banco Central do Brasil. Neste voce encontrara as taxas mais utilizadas e poderá comparar com o calculo onde demonstrara a exclusao do anatocismo.

Duvidas estou a disposição,

Daniel Cherem

Daniel Cherem

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 11:06

Prezado Marcelo,

Apenas por curiosidade, em seu parecer você também informa essa taxa de mercado ou pede a revisão apenas com 1% (juros simples) ?
Outra dúvida, é em relação a qual taxa usar como referência, pois no contrato vem "CET mês" e "Tx efetiva mês". Qual devo utilizar ?

Muito obrigado

Daniel Cherem

marcelo franco gonçalves

Marcelo Franco Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 11:19

Veja Daniel, tudo vai da maneira que o cálculo foi solicitado, pode ser informado sim a taxa media no período da celebração do contrato. Nos meus cálculos informo o taxa media + a taxa que o banco utilizou + utilizo a mesma taxa do banco sem a composição dos juros e também faço o comparativo utilizando juros de 1% simples. Geralmente o banco informa uma taxa que diverge do valor realmente cobrado, neste caso voce mesmo tera que compor esta taxa utilizando o valor pago por parcela x numero de meses. O cálculo servira para evidenciar a diferença nos valores que o banco estara cobrando.

A disposição,

marcelo franco gonçalves

Marcelo Franco Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 09:29

Olá bom dia Jonathas, trabalho com cálculo ha algum tempo desenvolvo cálculos voltados a revisões de contratos (financiamentos no geral), cálculos para revisão de contas corrente e caderneta de poupança, cartões de créditos, empréstimos entre outros. Além de atualizações monetárias(por vários índices) e também cálculos previdenciários (desaposentação, revisoes de RMI , teto, OTN/ORTN e vários outros).

Se necessitarem de algum tipo de auxílio estou a disposição,

Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 21:00

olá podem me ajudar por favor

quando se fala de revisional de contrato de aquisição de veiculos..estamos falando apenas dos juros que estão sendo cobrados incorretamente ou tem mais alguma coisa que é abusiva?

uma amiga me pediu pra eu calcular os juros do compra de veiculo dela, mas não sei como fazer..alguem poderia colocar as etapas aqui para o calculo

obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Domingo | 14 outubro 2012 | 19:06

Boa noite a todos


Considerando que o propósito do Fórum Contábeis é trocar experiências entre profissionais atuantes na área contábil (nesta sala, especificamente assuntos pertinentes à Legislação Federal) e não para cuidar de temas de conflitos pessoais voltados ao direito do consumidor, este tópico será fechado.

Caso persistam as dúvidas sobre cálculos de parcelas recomendo o seguinte livro: Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui, e se alguém procurar por planilhas, neste tópico há duas, uma de minha autoria e outra disponibilizada pelo moderador Wilson: clique aqui.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.