x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.477

Documentos e declarações obrigatórias de uma Associação sem

Rossine Jose Almeida Ferreira

Rossine Jose Almeida Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Eletrotécnica
há 7 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 15:14

Olá, abrimos uma associação em novembro de 2015 e por não ter conhecimentos não fizemos nenhuma declaração.
Por sorte fui buscar uma CND Federal e vi que haviam pendências por GFIP e DCTF.
Ao ligar em várias contabilidades para verificar valores de serviços e ao tirar duvidas referentes à associação cada contador falava um tipo de declaração, um falou que tem imposto de renda, outro disse que não tem,
Enfim,
uma duvida é:
Quais declarações uma associação deste tipo sem fins lucrativos deve apresentar? E quais precisam de registro de contador?

Como disse antes a GFIP E DCTF já sei que são obrigatórias. OBS: A associação não teve nenhuma movimentação desde então, não abrimos conta corrente, não registramos nada.

Já em relação á DCFT vou ter multa vi neste site BoletimIR, o seguinte:

2.4. Multas Mínimas

As multas mínimas a serem aplicadas serão de:

I - R$ 200,00 (duzentos reais), tratando-se de pessoa jurídica inativa;

II - R$ 500,00 (quinhentos reais), nos demais casos.


A dúvida:
No meu caso que é inativa e que vou fazer uma de 2015 e uma de 2016 vou ter duas multas de R$200,00? Que ao serem pagas voluntariamente sem ser cobrado pela RF tem o desconto de 50%?
OU
Vou ter que pagar 14 meses de multa?

Um abraço

Att,
Rossine

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 11 junho 2017 | 07:00

So as duas, mas voce vai precisar de um contador de qualquer maneira, independente da natureza da associaçao, procure um que entenda do assunto, pois sao poucos os que militam nessa area, e nao sabem diferenciar os tipos de associaçao, pois sao varios tipos, dependendo da finalidade, quando voce foi criar, deveria ter procurado algum ou um advogado para lhe orientar, sairia mais barato. Nao sei o tipo de associaçao, mas acerta logo tudo antes que fique mais complicado.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Rossine Jose Almeida Ferreira

Rossine Jose Almeida Ferreira

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Eletrotécnica
há 7 anos Segunda-Feira | 12 junho 2017 | 09:22

Bom dia Manoel,
Obrigado pela resposta, já ajudou bastante.

Nossa natureza é 399-9 Associação Privada
Cnae é 93.19-1-01 - Produção e promoção de eventos esportivos

Pretendo procurar mais cnaes pra aumentar nossa participação em outras áreas.

Realmente foi feito nas coxas rsrs
Foi um associado que estava meio desesperado com uma situação aqui e queria utilizar a associação como vantagem que conseguiu a assinatura de um advogado e nem sabemos quem é, enfim, como nós queríamos o registro também, deixamos rolar.. rsrs

Estava lendo nos forums aqui e vi vários comentários sobre a necessidade de RAIS, IR, DSPJ, DIPJ, só que os mesmos datam de 5, 6 ou mais anos atrás..

Nós temos um contador associado, só que ele trabalha em uma multinacional, é difícil até falar com ele pelo whats rsrs ele que vai fazer as declarações.. mas eu quero adiantar o que terá que fazer entende.
Nossos recursos são limitadíssimos, pois poucas pessoas enxergam os benefícios que poderia trazer esta associação, eles só veem os problemas e por isso nem participam, deixando a bomba pros poucos que participam rsrs, por isso vamos ter que usufruir deste contador nosso hehe

Se puderem me mostrar como faço pra saber se estas que eu citei realmente precisam eu agradeceria..

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.