x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 6.451

Análise Tributária

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 31 julho 2009 | 16:37

Boa tarde,

Gostaria de verificar se alguém teria algum material para me disponibilizar sobre Análise Tributária no âmbito Federal, para o ramo de atividade hoteleira...para que eu possa estudar e analisar....

Preciso fazer uma análise sobre os enquadramentos possíveis para uma empresa do ramo hoteleiro e não consigo encontrar algum material que me oriente de onde partir para definir qual o melhor enquadramento para essa empresa...
Gostaria de me inteirar melhor sobre o assunto...E se alguém tiver qualquer tipo de material sobre análise tributária de outros ramos de atividade, também gostaria muito de poder estudar!!!

Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito!!!

Obrigada.

Anna Paula.

Editado por Anna Paula Correia em 31 de julho de 2009 às 16:41:08

Anna Paula
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2009 | 14:08

Boa tarde Anna!

Olha, este estudo que você está querendo é feito individualmente para cada empresa de acordo com atividade que a empresa quer atuar.
Você terá que estudar o regulamento do SIMPLES, do Lucro Presumido e Lucro Real na área Federal, na área Estadual o Regulamento do ICMS e na área municipal a tributação do município, onde você irá fazer os cálculos tributários com base na previsão de faturamento que o empresário lhe fornecer.
É um estudo específico com o empresário para que possa ficar o mais próximo possível da futura realidade da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 14:16

Olá Anna Paula!

Você pode ir fazendo passo a passo, defina os possíveis CNAEs que irá utilizar na atividade e com isso vai verificando, se enquadra no SIMPLES NACIONAL ou se não enquadrar veja a opção do Lucro Presumido e Lucro Real.
Após definir quais enquadramentos são possíveis, você irá ver com o empresário se vai haver restaurante no hotel ou não, se haverá outros serviços como lan house e coloque as possibilidades de exploração da atividade para que você possa fazer um enquadramento que não precise alterar futuramente e que esteja pronto para receber novas atividades.
Definido isso você irá partir para o custo tributário que você enquadrou ou poderá enquadrar.
Você pode ir pesquisando aqui no Forum mesmo e ir calculando o custo.
Se você pesquisar SIMPLES NACIONAL, Lucro Presumido e Lucro Real você terá muitos tópicos que irão te orientar a respeito, se persistir mais dúvidas torne à postar no Fórum.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade