x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 12.844

Após a abertura, notas emitidas antes da opção pelo Simples,

Cleryston Gomes

Cleryston Gomes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 02:09

Amigos,

Ao fazer a abertura de uma empresa, saiu a inscrição estadual. Quando foi solicitada a opção pelo simples, o sistema deu um prazo de aproximadamente 10-15 dias para dar um retorno.

Gostaria de saber se terei problema se emitir notas fiscais antes do processo do Simples for deferido.

Pensei em emitir as notas fiscais normalmente, e quando a opção for aceita faço as declarações do simples retroativas.

Alguém já fez esse procedimento?

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 08:01

A opção pelo simples tem efeito retroativo, sendo aceito desde a data da abertura. Portanto conclui-se que as notas devem ser emitidas de acordo com as normas para empresas optantes pelo SN.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 08:09

Cleryston, bom dia!

Particularmente falando, prefiro esperar a opção sair por definitivo, só por garantia.

Se houver deferimento, ela é retroativa a abertura da empresa, não conflitando assim com datas de solicitação e inicio das atividades.

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
Cleryston Gomes

Cleryston Gomes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 09:41

Obg por me responderem amigos.
Realmente sempre aguardo sair o deferimento da Receita para evitar problemas.
Mas nesse caso específico que teremos que emitir as notas fiscais antes do deferimento da Receita.

Tomara que não tenhamos problemas com isso no futuro.

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 11:04

Cleryston, eu tive um caso semelhante. só que aqui onde estou, a inscrição estadual sai provisória e não permite emitir nota. No cadastro da SEFAZ, tem um campo da opção tributária Simples Nacional. sua inscrição já e definitiva? estados são diferentes. No meu (MT) mesmo com a inscrição eu não conseguiria emitir a nota...

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 15 junho 2017 | 08:49

Aqui na Paraíba, a empresa tem total autoridade de emitir, porém, realmente com este pé atrás. Mas normalmente o simples não rejeita a não ser que tenha motivo, e nós tomamos o maior cuidado na constituição das empresas para evitar estes constrangimentos e manter a satisfação do cliente no excelente serviço prestado.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.
Cleryston Gomes

Cleryston Gomes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 15 junho 2017 | 10:50

Realmente eu nunca emiti nesse período até a autorização do Simples.
Mas receio que dessa vez será necessário, e estou bastante inseguro sobre.

Tomara que não ocasione em maiores problemas.

Insisto: Se alguém já tiver feito esse procedimento, por favor, compartilhe sua experiência!

Obg por me responderem.

Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 11:46

Nesse momento, realmente é necessário sorte! Pois independe de nós contribuintes e contadores. Portanto, boa sorte Cleryston Gomes com seu caso !!

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.