Rodrigo Mazzoni
Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a) Boa tarde!
Ao consultar o processamento da minha DIRPF, constou-se uma pendência referente a rendimentos que recebo de um aluguel: o valor que declarei estava menor que o declarado pela fonte pagadora, e isto foi devido ao mês de Janeiro de 2016 quando preenchi um valor menor no Carne-leão. Agora preciso corrigir este erro e não sei como devo proceder.
Ilustração do caso (valores aproximados): o valor recebido do aluguel foi de R$2.700,00, o que geraria um DARF no carne-leão de R$58,00. Mas o valor que preenchi no Carne-leão foi de R$2.300,00, o que gerou um DARF no carne-leão de R$28,00. Por fim, estes aprox. R$400,00 de diferença declarados no carne-leão foi o que deram a diferença na minha DIRPF e a consequente pendência.
Como proceder? Devo entrar no Carne-leão do ano passado e preencher novamente o mês de Janeiro com o valor correto e, desta forma, pagar novamente pelo DARF (agora com o valor integral correto, ou seja, R$58,00)? Ou há outra forma de corrigir este erro para que eu pague somente a diferença dos valores dos DARFs (R$58 - R$28,00, que é o valor já pago)?
Procurei muito pela internet e não achei nada referente ao assunto, e creio ser uma dúvida comum e constante para muita gente.
Obrigado!