x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.095

Simples - cartão de crédito e nota fiscal

Fábio

Fábio

Iniciante DIVISÃO 5
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 09:35

Pessoal,

Acabei de formalizar a empresa no Simples Nacional (clínica veterinária), anexo VI, e tenho uma dúvida na emissão de notas fiscais de serviços terceirizados.

Alguns serviços eu terceirizo para outras empresas: raio-X, exames laboratoriais e ultrassom. O cliente deixa o animal na clínica, eu cobro a consulta e o transporte ao local do exame e repasso o valor do procedimento à empresa terceirizada.

O problema é nos pagamentos com cartão de crédito/débito. Por comodidade, o cliente faz o pagamento no cartão na minha clínica e eu repasso o valor à empresa que prestou o serviço. O problema é que se lançar a nota com o valor cobrado no cartão, eu irei pagar a alíquota do Simples em cima desses procedimentos.

Existe alguma solução para esse tipo de situação? Isso está me criando um problema enorme, por uma lado não posso pagar a alíquota desses serviços terceirizados, e por outro pedir ao cliente que pague direto ao prestador cria um aborrecimento ao cliente que teria que se deslocar a outro local.

Agradeço a ajuda.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 14:26

Prezado Fabio, esse e um fato comum, e que acontece muito, e com isso seu lucro diminui, pois esta pagando sobre o serviço do seu terceirizado, o correto e como você falou, mas causaria uma ma imagem de sua veterinária, e por outro lado comprar um aparelho, alem de caro e tem que ter o operador e e as instalações adequadas etc, etc...., minha sugestão, não sei se e viável, porque ai influi no preço, e na concorrência, era você incluir seu percentual do Simples, no valor da Nota, mas ai você esta com outro problema, vai fazer caixa, com a receita do serviço terceirizado. Faça uma analise do seu negocio, junto com seu contador, e com quem lhe presta esses serviços e estude uma solução, que seja bom para os três. O bom seria o que um cliente meu fez, juntou uns colegas e colocaram tudo num lugar só, uma PET completa, com vendas, bem estar, hotel, e clinica cirúrgica, e emitem uma nota englobando tudo, e possuem um controle individual em cada ordem de serviço, e ao final dividem os custos e despesas, proporcionalmente ao faturado, por cada um. Parecem felizes com a solução, mas isso depende de muitos fatores, e de pensamentos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.