x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 551

ZULMIRA MARQUES

Zulmira Marques

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 julho 2017 | 11:39

Bom dia,

Alguém sabe informar se é possível fazer uma DCOMP, cujos créditos referem-se a imposto de renda retidos em notas fiscais de prestação de serviço?

Em 2013, a empresa (lucro real) teve prejuízo todos os meses, com isso, não teve IRPJ a pagar e não utilizamos os valores de IRRF na apuração. Os mesmos, foram lançados na conta de imposto de renda a recuperar, e o saldo está lá até hoje. Como estou com débitos junto à Receita Federal, pensei em compensar esses valores que tenho a recuperar, porém, não estou achando esse tipo de crédito no programa do PER/DCOMP.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 09:16

Ola Zulmira

Os valores de IR e CSLL de retenções de serviços prestados não utilizados viram Saldo Negativo IRPJ e CSLL e devem ser atualizados mes a mes pela SELIC.

E os valores de atualização são reconhecidos como receitas financeiras, tributadas no PIS e COFINS.

Daniel Alves
Contabilista
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 14:43

Zulmira,

Apenas mais uma informação: Os valores de Saldo Negativo são transferidos da conta de IR/CSLL serviços prestados ou IR retido s/ resgate de aplicação financeira no inicio do mes do exercicio seguinte, por exemplo, se houver valores de retenções após a apuração dos tributos devidos nas contas a recuperar em Dezembro 2017, quando for em Janeiro de 2018 transferem para Saldo Negativo.

*** Para melhor controle confrontar os Informes de Rendimentos dos Bancos e demais Fonte Pagadoras com os valores lançados na contabilidade.

Espero ter ajudado.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.