x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 311

Pagamentos de impostos referente a cambio

Fabiano

Fabiano

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Sábado | 29 julho 2017 | 15:50

Olá a todos,

Estou com uma dúvida e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, comecei a trabalhar em uma empresa na qual faço alguns pagamentos a fornecedor fora do pais (via cambio), por exemplo esta semana fizemos um cambio para pagamento a um fornecedor no valor de R$ 400.000,00, o dinheiro saiu da conta imediatamente, mas o contrato de cambio só veio no final da tarde. A moça do setor fiscal me disse que precisa pagar cofins, pis etc sobre este pagamento e tem que ser no mesmo dia que o dinheiro sai da conta, além disso ela disse que precisa ter o contrato em mãos para gerar os impostos, o que se torna impossível pois o contrato só vem no final da tarde, e também porque quem autoriza os pagamentos ficam fora do pais e tem que autorizar até as duas horas da tarde, ou seja, estamos sempre pagando estes impostos com juros.
Minha dúvida são as seguintes, o pagamento destes impostos referente a cambio tem que ser realmente no mesmo dia em que o dinheiro sai da contada empresa? é realmente necessário ter o contrato de cambio em mãos para gerar as guias destes impostos? Alguém teria conhecimento de um melhor fluxo para que possamos gerar estes cambios e pagar pis, cofins, etc com maior tranquilidade, com tempo hábil e sem juros?

Muito Obrigado pela ajuda,

Fabiano

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 30 julho 2017 | 17:18

Que o contrato do fechamento do cambio tem que estar em mãos sem duvida, porem quanto ao esquema de pagamento , verifique como o seu antecessor fazia, e se oriente no Banco que faz a remessa a OPE, ou outra modalidade. Que e preciso mudar a sistemática, sem duvida que e, pois numa auditoria Bem feita, essa irregularidade sera constatada, e os responsáveis nomeados a partir de você, mas tem o que libera também so ate 14; horas ?. Procure resolver logo, caso no fórum tenha alguém apto a lhe responder ótimo, eu já trabalhei nessa hora , mas ha muito tempo. Boa sorte.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.