x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 448

Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 4, Representante Comercial
há 7 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 11:35

Bom dia ,
Vou tentar resumir meu caso, pois está bem complicado.
No antigo contador tive alguns problemas com pagamento de GPS em duplicidade, não pagamento de GPS ou em atraso.
Ocorre que em 2016 antes de passar a minha empresa que era lucro presumido para o simples , o contador me apresentou duas guias a serem pagas para liquidar os débitos.
Paguei as guias e a empresa foi enquadrada no simples nacional.
Depois disso, recebi carta informando que tinha débito na dívida ativa , sem nem saber antes que tinha mais alguma GPS em aberto.
Estive na receita federal todo o ano de 2016 e até hoje, em várias visitas, tentando resolver.
Apresentei todas as guias pagas, foi protocolado pedido de revisão , mas nada resolveu .
Na última vez, orientada pela atendente da receita , entrei com reclamação na ouvidoria, pois tenho comprovante de pagamento de todos os meses que estão cobrando.
Recebendo a resposta que não era clara , voltei semana passada na receita e a dívida estava a mesma e atualizada , ou seja , maior ainda.
Quando mostrei duas das guias pagas para a atendente, ela disse que aquelas eu não tinha mostrado antes ( o que não confere ) e entrou com outro pedido de revisão de débito . Que como já sei , pode demorar um ano para responderem .
Gostaria de ajuda para como proceder neste caso , pois tenho medo que minha empresa seja desenquadrada do simples por este motivo e também a empresa que eu presto serviço está pedindo a CND urgente .
Quando disse para a atendente da receita que ia entrar de novo com reclamação na ouvidoria, desta vez ela disse que era para eu esperar porque tinha acabado de entrar com o pedido de revisão. Mas eu sabendo que o atendimento na receita não está satisfatório , vou escrever para a ouvidoria.
Tem outro caminho para resolver esta situação ? Já que está tudo pago e a única coisa que preciso é da guia com alguma diferença que possa existir ?
Obrigada

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 15:13

Prezada Solange, esse e um assunto, para ser resolvido por pessoa já ambientada, com os procedimentos, no caso um contador, pois ele antes de agendar a ida a SRF, toma os devidos cuidados de verificar no e-CAC, as pendencias fazer relação protocolo das guias, e com isso, comparece com os comprovantes de quitação dos mesmos, acredito piamente no que você esta expondo, entretanto, na hora de examinar as guias, a funcionaria tenha pulado essas duas realmente, e por isso continuou em aberto, se você tem seu cartão digital ou senha, deveria ter acompanhado a baixa das guias no sistema, via e-CAC, ou seu novo contador. Tao logo fosse identificada, as duas pendencias, retornar imediatamente, para solucionar o caso. A ouvidoria, só toma alguma atitude, e nem poderia ser de outra forma, se o contribuinte tivesse como provar, a negligencia do funcionário , ou descuido. E isso convenhamos, você não tem, e a sua palavra contra a dele, resumindo, de nada adiantara reclamar na procuradoria devido a isso. Ate eu recorro a procuradoria, mas quando tenho não só argumentação como prova do ocorrido. Comigo houve, um problema fui destratado por um funcionário, mas eu tinha como provar que fui, destratado, pois foi verbal, e eu gravei, e fotografei o mesmo, e tinha testemunhas. Ai as providencias foram tomadas, mas no seu caso, apesar de estar solidário com seu problema, não aconselho a tal procedimento, pois ira retornar ao mesmo lugar e talvez ate ao próprio funcionário. Quanto a Certidão, tenha por habito tirar uma de 6 em 6 messes. Na situação atual você só tem duas hipótese, aguardar a liberação, para emissão da certidão, e explicar ao cliente que a esta solicitando a situação em que se encontra a coisa. Um detalhe, ao levar as certidões, faça uma relação das mesmas e pegue a assinatura do funcionário, que esta providenciando a baixa das mesmas, e apresente a seu cliente, como prova de sua boa fê, coisa que se você tivesse feito da primeira vez, não teria acontecido nada disso, e se tivesse, você teria a prova de que a apresentou, e com isso poderia acionar a procuradoria, ai sim documentada. Uma pergunta, indiscreta talvez, mas muito a haver, com o fato, porque não passou esse problema para o seu contador resolver. Honorários que iria cobrar, e você como circula a serviço, achou que poderia poupar, fazendo você mesma, pois aparentemente e uma coisa simples, para o leigo, mas o profissional, devido a ser seu metier, se cerca desses cuidados todos. Felicito-a, por pedir ajuda, sinal que possui humildade para se aconselhar antes de fazer algo.
Sds. Ribeiro - Conte sempre conosco, e um prazer poder ajudar de alguma forma.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Solange

Solange

Bronze DIVISÃO 4, Representante Comercial
há 7 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 20:54

Manoel, boa noite
Agradeço muito a sua resposta . Já expliquei no outro tópico os motivos de estar fazendo sozinha e tenho certeza que apesar de ter pouquíssimo conhecimento, estou tomando mais cuidado do que o antigo escritório que cuidava da contabilidade da minha empresa. Mas enfim , a funcionária da receita parecia mesmo estar querendo ajudar. Mas o serviço em geral é muito ruim . Neste 01 ano e meio que estou indo mensalmente na receita, cheguei a conclusão que dá a impressão que ninguém lá tem interesse em resolver logo os problemas dos contribuintes. E acredito que isso seja em todos os departamentos. Porque esta lentidão na verdade é injustificável ! Só me leva a crer que seja para justificar tanta gente trabalhando nos departamentos. Falta comunicação, falta boa vontade e com tanta tecnologia falta principalmente informação mais rapidamente disponível.
Quando eu disse que ia escrever de novo para a ouvidoria, não era reclamando da funcionária. Que apesar de não ter protocolado estes dois pagamentos antes , o fez agora e me atendeu bem . Acho que me expressei mal no texto anterior.
Era sim para cobrar uma agilidade na resposta e entregar de uma vez por todas o saldo real que tenho para pagar , pois tenho receio que minha empresa possa ser desenquadrada do simples por causa deste problema.
Muito boa a sua sugestão de pegar a assinatura do funcionário.
E quanto a entregar os documentos para a empresa que represento , já o fiz, e também entregarei agora cópia dos novos protocolos .
Como informei , estes problemas foram causados por descuido do antigo escritório e achando mesmo que seria uma coisa fácil de resolver, decidi fazer sozinha . Até um ano atrás, pagava mensalmente os honorários do escritório e mesmo assim, tinha um serviço que deixava muito a desejar.
Muito obrigada por seu tempo dedicado a responder as minhas dúvidas.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 1 agosto 2017 | 09:50

Prezada Solange
Bom dia
Nao ha o que agradecer, so fiz meu dever como profissional, e como ser humano, passei minha experiencia, que tambem deve ser seu proposito, alonguei-me na explanação, devido a sua aflição. por qual já passei também. Quanto a ouvidoria, já fiz varias obras reclamando determinadas coisas, mas elas só funcionam como lhe expliquei. O que devemos ter por habito e reclamar sim, com eles CNC, CNI, SESCON Jornais e com nossos ilustres deputados e senadores, pois a origem de toda essa desordem administrativa partem deles, que nao entendem de nada a maioria, e se baseiam em, assessores ( 80 para cada um ) que fazem de conta a maioria nao todos que entendem dos assuntos, que serão convertidos em Lei. Mas que em sua grande maioria, saíram da faculdade e dos conchavos políticos, sem terem as qualificações necessitarias, para dar assessoria, pois o politico geralmente, e bom só de Boca mesmo, e de boquinhas. Meu desabafo, 50 anos vendo eles só complicarem as coisas.
Sds. Ribeiro.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.