x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 8.781

Impostos Importadora

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 11:22

gente peguei um empresa de importação de eletrônico para contabilizar e estou com duvidas em quais impostos essa empresa ira pagar.

Ela paga Pis, cofins, Irpj e Csll normalmente ou tem diferenciamento?

Mandei eles tirarem as notas de venda com o CFOP com o código 5102 e 6102 esta correto isso ?

aguardo respostas

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 18 agosto 2009 | 14:08

Boa tarde Adilson,

A empresa importadora, caso não optante pelo Simples Nacional, tributará IRPJ, CSLL, PIS, Cofins, ICMS e também o IPI, sendo ela considerada equiparada a indústria, conforme Art. 9º do regulamento do IPI (Decreto 4544/2002).

Importante efetuar um planejamento tributário e verificar a forma de tributação mais adequada, sendo que ela poderá compensar PIS e Cofins recolhidos na importação caso sejam tributados pelo Lucro Real.

O IPI recolhido no desembaraço da importação poderá ser compensado com o devido na saída pela venda no mercado interno.

O Imposto de Importação recolhido por ocasião do desembaraço aduaneiro é definitivo e não pode ser compensado.

O CFOP das vendas será mesmo o 5102 e o 6102, devendo ser observado o CST, que deverá começar com o número 1 - (Estrangeira - Importação direta) seguida dos outros dois números conforme o caso.

Deverá ser emitida NF de entrada por ocasião da entrada da mercadoria importada, onde deverão estar destacados os impostos para que possam ser aproveitados.

Como não estava detalhado no questionamento, considerei que a empresa está efetuando importação direta.

Espero ter ajudado,
Abraços

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 14:06

Do quanto ao IPI; ela só vai fazer o recolhimento quando for importação direta é isso? observando que essa empresa compra tambem de outras empresas importadoras aqui do Brasil mesmo.
e qual aliquota de IPI eu aplico sobre as mercadorias " monitores de computador" ou onde posso encontrar tal aliquotas.

Obs; esta empresa esta no Lucro presumido

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 19 agosto 2009 | 16:04

Diego ainda complementando minhas duvidas; gostaria de saber a respeito do Icms dessa empresa na sequinte situação;
ela comprou uns monitores de uma empresa importadora aqui do brasil mesmo, e essa empresa é do Simples, e agora ela ta revendendo essa mercadoria, minha duvida é se ela deve recolher icms sobre essas mercadorias agora, ou continua isenta de icms

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2009 | 14:23

Olá Adilson,

Desculpe a demora Adilson, a correria esta grande por aqui, mais vamos lá...

Essa empresa deverá debitar IPI somente quando efetuar as vendas dos produtos importados por ela, creditando-se do IPI pago pelo desembaraço aduaneiro através da emissão da nota fiscal de entrada e registro nos livros fiscais correspondentes.
Para identificar as alíquotas do IPI, deverá seguir a Tabela do IPI - TIPI, conforme classificação fiscal do produto (encontrará facilmente na internet, no site da Receita Federal)
Quando ela comprar essas mercadorias no mercado interno não haverá incidência do IPI.

No caso de ela ter comprado mercadorias de uma empresa importadora, deverá tributar o ICMS normalmente nas saídas, independente de qual a forma de tributação do seu fornecedor. Sugiro que verifique junto a legislação de seu estado se os produtos que essa empresa vende possui algum tipo de isenção ou redução da base de cálculo.

Espero ter ajudado

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 09:32

Diego! ajudou bastante sim, e arrespeito do icms, fiz um consulta aqui na receita do Pr, e me falaram que tem que ser recolhido integral sim, a não se for mercadoria com subs-tributaria, abraços

Dionatan Novak Machado

Dionatan Novak Machado

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 16:11

Olá, temos um cliente que está pensando em abrir uma importadora no nome dele para trazer alguns produtos do Paraguai (eletrônicos, roupas, e outras coisas) e revender aqui. Com relação a tributação para importadora, se relaciona com esses aqui falados?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.