x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.435

Perd/dcomp - ECF -DCTF

NELZI RODRIGUES DOS SANTOS

Nelzi Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4
há 7 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 11:40

Bom dia,

Estou com uma dúvida seguinte:
No ano de 2016 fiz uma empresa do lucro real anual com recolhimentos mensais. No mês de dezembro o valor do IRPJ e CSLL a pagar eram menores que o valor pago até novembro (referência).
Não informei nada na DCTF;
Na ECF lancei os pagamentos e deixei um saldo negativo tanto de IRPJ quanto CSLL;

Agora estou fazendo um PERD/COMP para compensar estes valores então pergunto:

1-Fiz o procedimento correto na DCTF?
2-A ECF por si só é o meio correto de demonstrar o crédito?
3- Ao fazer a DCOMP coloco saldo negativo ou pagamento indevido ou a maior.

Se puderem me ajudar, fico muito agradecida.

Nelzi

HELENO NUNES DOS SANTOS

Heleno Nunes dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 12:10

Bom dia!
DCTF só Informa quando houver débito apurado e pago através de DARF e/ou PERDCOMP - Se não houve apuração de Tributo a pagar não há o que informar na DCTF.

ECF - Forma e informa a BASE mesmo que seja negativa, pois fará parte da sua base de apuração anual.

Saldo Negativo deixa INFORMADO na ECF campo N e faz DCOMP como saldo negativo para usar posteriormente.

. Só fique ligada quanto ao mês 12 - não é porque na sua apuração anual o valor recolhido até novembro já foi suficiente, que em dezembro não terá base, principalmente se foi por balancete suspensão.

. Outra coisa é que o Valor Informado na DCTF deve ser igual ao da ECF mês a mês.

Att.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.