x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 15.765

ISSQN de serviços 07.02 obras de fundação

Adriana Regina Frias

Adriana Regina Frias

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 13:53

Boa tarde!
Minha empresa SIMPLES NACIONAL de Pirassununga, prestou serviço para uma empresa de CAÇAPAVA de execução, adm por empreitada, etc (CÓDIGO 07.02). Porque ao emitir a nota não sai retenção e o valor bruto e o liquido são os mesmos, mostrando que não houve retenção.

O ISSQN é devido a CAÇAPAVA, mas quem deve pagar esse ISSQN? O Prestador ou o Tomador?

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 15:01

Cara Adriana Regina Frias,

Para o código 7.02 realmente é o ISS é devido onde foi executado, onde está a obra, por isso é muito mais pratico emitir a NFS com o ISS retido e o tomador recolher no seu município. Pessoalmente entendo que o tomador deve pagar esse ISS.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Adriana Regina Frias

Adriana Regina Frias

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 15:05

Reinaldofonseca obrigada por responder.

Na emissão da nota não tem a opção pra eu fazer a retenção, o site retém ou não automaticamente. Então, se na nota não há retenção, a responsabilidade é do prestador, correto?

Att.

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 23 agosto 2017 | 16:16

Cara Adriana Regina Frias,

Vc está correta, se a nota é emitida sem retenção é o prestador quem deve fazer o recolhimento e no PGDAS deve informar o município onde o serviço foi realizado.

Mas existe a possibilidade do tomador exigir a retenção, nesse caso terá de conversar na sua prefeitura.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 07:43

Adriana Regina Frias bom dia,

Não sei como funciona o sistema de emissão de notas do seu município, mas não tem alguma opção para informar que o serviço foi prestado em outro município?
Pergunto isso pois no sistema que usamos aqui na cidade, antes mesmo de selecionar o tomador do serviço, o sistema já me pergunta onde o serviço foi prestado (se dentro do município ou fora dele), depois seleciono o tomador e depois o código de serviço. Quando são serviços que devem ter retenção e foi informado que foi feito fora da cidade, ele automaticamente gera a retenção.

O ISS é devido pelo tomador do serviço, devendo ele recolher o valor pelo percentual da sua alíquota do Simples Nacional. Porém esta informação deverá constar na NFS-e.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.