x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 619

Deferimento de Impugnação do Simples Nacional - como procede

Juliana Biazotti

Juliana Biazotti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 1 setembro 2017 | 12:31

Bom dia Colegas,
Em 2015, uma empresa teve o pedido indeferido do simples devido a uma cobrança indevida.
Na época o atendente me mostrou que aquela cobrança já havia sido analisada porém eles não tinham tirado do sistema e por isso o pedido foi indeferido.
Entrei com uma impugnação, e continuei recolhendo os impostos no lucro presumido.
Em 2016, entrei novamente com o pedido pelo simples e ai deu certo, porém hoje chegou o resultado da impugnação e a mesma foi deferida, la em 2015.
Estou um pouco perdida em como proceder,seria bem melhor pra empresa ter recolhido pelo Simples, será que pode refazer toda a tributação dela e compensar com os DARFs (de PIS, confins, ir e CSLL) e inclusive reenviar as sefips?
Alguém já passou por isso?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sábado | 2 setembro 2017 | 08:59

Colega, na minha opinião não vale a pena, entretanto, você e que conhece os detalhes e valores envolvidos, logo sua avaliação de custo/beneficio, e que vai determinar essa tomada de decisão. Se o valor, compensar , ou seja o a compensar for maior do que toda a trabalheira que vai dar, bem como as multas envolvidas, pois efetivamente, você teria que estar acompanhando o processo diariamente,logo a SRF, considera o erro seu, e foi mesmo, pois nesses casos o profissional deve ficar atento e acompanhando, quando não saiu do sistema , retornava a receita, pois se passar vinte dias, sem nenhuma movimentação , e porque algo aconteceu, e teria evitado tudo isso. Desculpe a observação, mas já aconteceu comigo também, mas fui a SRF, quando notei apos 10 dias que o debito continuava em aberto, e consegui escapar de todo esse embroglio em que você esta. Avalie tudo que lhe expliquei, e tome a decisão, boa sorte, e conte conosco sempre, e um prazer poder ajudar alguém, pois também ja passamos por esses caminhos.
Sds. Ribeiro
Olha antes seus defeitos, antes de enumerar os dos outros.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Juliana Biazotti

Juliana Biazotti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 4 setembro 2017 | 09:26

Oi Manoel, eu entendi seu posicionamento. eu acompanhei o processo e até tenho as senhas de agendamento de todas as vezes que estive na receita, inclusive tenho uma tela interna, aonde mostra que o meu problema foi falta de competência de funcionários internos, uma vez que meu processo ficou deferido por meses esperando a baixa. Mas enfim, conversei com uma pessoa de dentro da receita e no meu entender nem eles sabem como eu faço pra resolver. Vou fazer as consultas, conforme orientação do fiscal, e assim que tiver um retorno eu posto aqui.
Obrigada!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.