x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 651

Ola boa tarde eu gostaria de saber dos nobres colegas como e

Igelso Cerutti

Igelso Cerutti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 5 setembro 2017 | 18:04

Prezados Colegas

Eu gostaria de saber dos nobres colegas como eu encontro a base de cálculo quando da venda de um imovel residencial por uma empresa, se o cálculo e feito sobre o valor total da venda do imóvel ou é descontado o valor do lote, o valor dos materiais de construção e da mão de obra. Qual o valor devo considerar como valor tributável?

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 09:55

Igelso Cerutti, bom dia.

Primeiramente, qual o ramo de atividade da referida empresa?

Ela tem em sua atividade a comercialização de imóveis? Ou este imóvel a que você se refere é um bem imobilizado da empresa?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Igelso Cerutti

Igelso Cerutti

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 11:11

Prezado Yuri Aquino
acho que a pergunta não ficou legal, porém este fato se relaciona a uma empresa de adquire lotes, constrói e vende os imóveis, portando se trata de uma empresa que comercializa imóveis desde a sua planta. Então minha pergunta é: como a referida empresa comprou o lote, construiu e depois vendeu, qual o valor da base de calculo a se utilizada? O valor bruta da venda ou valor bruto menos todos os custos? Se pela opção simples nacional ou lucro presumido.
respeitosamente
Igelso

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:02

Certo Igelso, trata-se então de comércio de imoveis.

Neste caso, desconheço alguma legislação que permita alguma dedução da base de calculo do imposto, devendo o mesmo ser calculado com base no valor bruto da venda.

A título de conhecimento, dê uma olhada nessas duas soluções de consulta da RFB:

SC Cosit 39-2017

SC Cosit 254-2014

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.