x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.291

Elaine Cristina Reinert

Elaine Cristina Reinert

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 09:08

Olá, bom dia Amigos.
Efetuei o parcelamento no dia 06/09, o parcelamento ficou em 106 parcelas, as 4 primeiras de 2.443,78, e as parcelas de 5 á 106 ficaram em 1.006,15 (Demais debitos ate 15 milhoes - entrada e saldo a vista ou ate 145 meses art.3, II, A E B, MP 783). A minha duvida é a seguinte: como o parcelamento foi prorrogado para setembro, a consultoria havia me falado que eu teria que pagar duas parcelas, uma que era ref a agosto(pois como nao efetuei o parcelamento em agosto, caso fizesse em setembro mesmo assim teria que pagar essa parcela, e pagar a que se refere a setembro), resumindo, teria que pagar 2 parcelas agora em setembro. porém só sai uma parcela com vencimento para setembro agora, no sistema do PERT, a próxima vence em Outubro. Tenho mesmo que pagar duas parcelas?

Márcio Maia

Márcio Maia

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 10:14

Olá Elaine,

O que a consultoria informou não está errado, porque as MPs mencionam sobre o acumulo das parcelas de agosto e setembro que devem ser pagas no mesmo mês (setembro), mas no próprio site da PGFN, nas instruções QUAL A FORMA DE LIQUIDAÇÃO, no último parágrafo dessa instrução traz o seguinte texto "Para as adesões ocorridas a partir de 1º de setembro, nas modalidades do inciso II do art. 3º, da MP nº 783/2017, o valor da
entrada poderá ser pago em até 4 parcelas, com vencimento em setembro, outubro, novembro e dezembro. O valor das parcelas
será calculado automaticamente pelo sistema".
Para mim também ficou um pouco confuso, mas como o sistema gera automaticamente as parcelas, creio que não estará errada. Na dúvida calcule 7,5% sobre o total da dívida consolidada, divida por 4 e veja se vai chegar R$ 2.443,78. Se chegar nesse valor, tá certo.

Saudações

Márcio Maia

Márcio Maia

Márcio Maia

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 12 setembro 2017 | 10:51

Elaine,

Só um detalhe que esqueci de mencionar na mensagem anterior.

Se a dívida for com a PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) o valor será divido em 4 parcelas, de acordo com a mensagem anterior.

Se a dívida for com a RFB (Receita Federal do Brasil) o valor será dividido em 5 parcelas, sendo que a 1ª parcela de agosto deverá ser paga junto com a 2ª parcela de setembro.

Saudações

Márcio Maia

Pascoal

Pascoal

Prata DIVISÃO 3
há 7 anos Sexta-Feira | 29 setembro 2017 | 11:38

A mensagem "O pagamento das parcelas referentes a agosto de 2017 e a setembro de 2017 deverá ocorrer até 29/09/2017 e deverá ser feito em guias separadas." apareceu logo eu ter feito a adesão. É obrigatório o pagamento nesse momento ? na opção de emissão do darf não aparece valor como calculo?
o processo é de pessoa física, alguém poderia por favor ajudar porque a data para o pagamento é hoje 29/09. Se não for pago hoje perderá o parcelamento ?

Amigos, o problema relatado já foi solucionado, mas de qualquer forma agradeço pela atenção de todos os leitores.


Sandra Maria da Silva

Sandra Maria da Silva

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 09:00

Colegas
Dia 14/11 fiz o parcelamento de uma PJ na modalidade: 0011 - DEMAIS DEBITOS ATE 15 MILHOES - ENTRADA E SALDO EM ATE 175 MESES.
A primeira parcela foi paga no vencimento e, embora o saldo devedor seja de R$ 2.782,95 não aparece nada sobre as demais parcelas. Isso está certo?

Leandro Sousa

Leandro Sousa

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 22 dezembro 2017 | 09:05

Bom dia, fiz a adesão em novembro de 2017 ao PERT (Débito até 15 milhões com entrada e saldo em 175 meses) na PGFN e o meu cliente fez o pagamento da 1a parcela normalmente o que deferiu o pedido. Porém quando acesso o SISPAR para fazer a emissão da 2a parcela que irá vencer em 28/12/2017 ainda não consta o DARF disponível, o que devo fazer? Tenho que fazer o cálculo da entrada e fazer a emissão via SICALC?

Grato
Leandro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.