x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.126

Abertura de Empresa - Corretora de Seguros

Kethily Vanessa

Kethily Vanessa

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Domingo | 17 setembro 2017 | 01:22

Boa noite!
Acabei de me formar, e fui procurada por uma amiga para abertura de uma empresa na área de corretagem de seguros.
Gostaria muito que me ajudassem com algumas dúvidas.

O regime de tributação da empresa será o Simples Nacional, verifiquei o CNAE 6622-3/00, e o mesmo está enquadrado no anexo III do Simples.
O porte da empresa será ME, gostaria de saber se é obrigatório escrituração contábil para ME no Simples Nacional? E quais são as outras obrigações para empresas com esse tipo de enquadramento? Já li alguns artigos referente a esse assunto, mas ainda não consegui entender a respeito.

Obrigada!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 17 setembro 2017 | 09:27

Kethily, bom dia.

Perante o Código Civil, todas as empresas estão obrigadas à escrituração contábil, exceto MEI.

Para prestadores de serviços, onde os lucros acumulados são consideráveis, a escrituração completa permitirá distribuição dos lucros integralmente, (caso a empresa esteja adequadamente apta a distribuí-los).

Obrigações acessórias, acesse aqui no Jornal Contábil.

A forma de tributação para empresas do Simples Nacional mudam a partir de 01/01/2018. Leia maiores detalhes aqui no ecommercebrasil.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.