x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 537

Panfleto que veicula Publicidade

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 18 setembro 2017 | 14:16

Olá, pretendo trabalhar com um panfleto que faz venda de espaços para publicidade. Será um panfleto que faz propaganda de vários clientes simultaneamente. Este panfleto será distribuído nas casas. A impressão dos panfletos será terceirizada por uma gráfica. Achei alguns CNAEs relacionados, mas que não descrevem exatamente a atividade acima. Vejam:

5812-3/02 - Edição de jornais não diários: Esta subclasse compreende a edição de jornais com periodicidade não diária, inclusive publicitários, na forma impressa, eletrônica e na internet; a receita das unidades nessa categoria inclui também a venda de espaços para publicidade
- Obs.: O panfleto não é um jornal

5813-1/00 - Edição de Revistas: Esta subclasse compreende a edição de revistas e de outras publicações periódicas, de conteúdo geral ou técnico, como revistas industriais, revistas de programação de televisão, etc., na forma impressa, eletrônica e na internet; a receita das unidades nesta categoria inclui também a venda de espaço para publicidade
- Obs.: O panfleto não é uma revista. Mas pode ser considerado uma "publicação periódica"?

5819-1/00 - Edição De Cadastros, Listas E De Outros Produtos Gráficos: Esta subclasse compreende a edição de material publicitário
- Obs.: Esta classe não menciona "venda de espaço para publicidade" como no caso de Revistas e Jornais. Além disso, inclui materiais exclusivos do cliente, como calendários, cartões de felicitações e cartões postais, gravuras, reproduções de trabalhos de arte.

7319-0/02 - Promoção de Vendas: Esta subclasse compreende a distribuição ou entrega de material publicitário
- Obs.: O cliente não estará pagando para eu entregar um material publicitário do cliente. Ele estará pagando para ter sua publicidade "veiculada" no meu material, como no caso de uma revista ou jornal.

7312-2/00 - Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação: Esta subclasse compreende o aluguel e revenda de espaços físicos para publicidade em espaços externos ou equipamentos urbanos, como: outdoors, busdoors, painéis eletrônicos, empena de prédios, cartazes ou triedros em táxis, etc.
- Obs.: Esta classe faz veiculação de publicidade em espaços físicos, mas não em panfletos.

1813-0/01 - Impressão de material para uso publicitário. Esta subclasse compreende a impressão de impressos publicitários
- Obs.: Não estarei imprimindo um material publicitário exclusivo do cliente. Este CNAE pertence ao Anexo II (indústria).

7311-4/00 - Agências de publicidade: Esta atividade compreende a colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação.
- Obs.: Ao que me parece essa atividade não inclui a veiculação de publicidade, mas apenas a "colocação, em nome de clientes". Fiquei na dúvida.

Lembrando, o cliente estará pagando para ter sua publicidade veiculada no meu panfleto compartilhado, ou seja, no meu veículo de comunicação. Qual é o CNAE dessa atividade?

Fernanda

Fernanda

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 6 anos Quarta-Feira | 20 setembro 2017 | 13:14

No ES os CNAEs 5812-3/02 (Edição de jornais não diários), 5813-1/00 (Edição de Revistas) e 5819-1/00 (Edição De Cadastros, Listas E De Outros Produtos Gráficos) estão sujeitos ao ICMS. Acredito que isso acontece pq o jornal, a revista e outros produtos gráficos você paga para adquirir, ou seja, não tem distribuição gratuita como no seu panfleto.

Como este panfleto que veicula Publicidade tem distribuição gratuita. Acredito que a atividade mais próxima é a "colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação" da Agência de publicidade (7311-4/00).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.