x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.755

retenção sobre aplicação

EDNEIA

Edneia

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 25 agosto 2009 | 18:03

Alguém saberia me dizer se posso restituir as retenções efetuadas pelo banco através de aplicação financeira.
Exemplo:
Banco Santander
Aplicação fic
rendimento 1380,21 Imposto Retido 207,93
O que faço com este valor retido

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sábado | 29 agosto 2009 | 15:22

Boa tarde Edneia,

Os rendimentos de aplicações financeiras são considerados "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva" quanto pagos à Pessoas Físicas.

Vale dizer que o imposto incidente não será compensado com o decorrente de "Rendimentos Tributáveis"

Segundo o menu "Ajuda" da DIRPF 2009, devem ser informado na ficha "Rendimentos sujeitos à tributação Exclusiva/Definitiva:

Rendimentos de Aplicações Financeiras - linha 06
Informe os valores líquidos (rendimentos menos imposto) de aplicações financeiras, conforme comprovante de rendimentos fornecido pela instituição financeira, tais como:

- renda fixa;

- fundos de investimento financeiro (FIF);

- fundos de aplicação em quotas de fundos de investimento;

- fundos de ações ou de investimento em quotas de fundos de ações;

- operações swap


...

carlos roberto barbosa ferreira

Carlos Roberto Barbosa Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 14:12

Estou com um problema dsse, ou seja, um fundo de investimento no qual em 2011 a pessoa fisica teve rendimentos de 53.848,28 e ir na fonte de 8.556,00, pergunto: esse IR na declaração da pessoa fisica pode ser restituído, apesar de não resgatado nenhum valor, ou seja, o rendimento continuou aplicado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.