x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 926

Limites para o Simples Nacional 2018

Karen Emanueli

Karen Emanueli

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Sábado | 30 setembro 2017 | 21:14

Boa noite pessoal! Peço desculpas se estou repetindo uma pergunta já feita por alguém, no entanto, eu pesquisei no fórum e não encontrei a resposta.

Estou pesquisando sobre os novos limites do Simples para 2018. Inclusive encontrei dois artigos publicados aqui no site. Em um deles, o autor cita que o limite para Microempresas em 2018 passa a ser de R$900.000,00, e em outro artigo, o autor somente cita as alterações para MEIs e EPP. Tentei encontrar também na LC 155 a alteração para ME e não encontrei. Vou deixar abaixo os links dos artigos, mas seria basicamente essa a minha dúvida: o limite para ME continua R$360.000,00 ou foi alterado passando a ser de R$900.000,00? E se foi alterado, em qual artigo da LC 155 encontra-se?

Agradeço desde já!

www.contabeis.com.br

https://www.contabeis.com.br/artigos/4125/simples-nacional-alteracoes-2018/

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Domingo | 1 outubro 2017 | 06:44

Prezada Karen, bom dia e bom fim de semana;O caminho para você certo e ler com muita calma a legislação LC 123 e a Resolução do CGSN nº 135 principalmente, o que o colega quis dizer e o limite de uma classe para outra, ou seja o limite máximo e 4.800.000,00, porem o das ME e outro, porem o que você e todos nos tem que estar mais preocupados e com a nova formulação do calculo, que ficou mais complexa, pois tem formula matemática para se chegar ao valor a ser aplicado como alíquota nominal e efetiva,. bem como a apuração do ICM, e do ISS. Atenção especial também aos sub-limites, que deverão ser fixados pelos Estados e Municípios, ou seja leia a Resolução do inicio ao fim, para entender porque ele afirmou isso, pois a partir do sub-limite fixado, pelo Município e o Estado, terá que se analisar com cuidado as opções pelo simples. Pois a carga tributaria da um pulo grande. Sugiro a todos colegas fazerem um controle rigoroso da evolução do faturamento dos clientes tomando por base os sub -limites, e explicar aos mesmos o novo funcionamento. Pois melhorou muito para as micro, mas para as medias para grande nem tanto. Prezada Karen, já tem alguns tópicos sobre isso, mas o importante e você estar por dentro da nova sistemática, para você entender bem , e o único caminho e encarar a leitura da Resolução CGSN nº 135, são so 18 folhas, e ir fazendo suas anotações pois janeiro esta chegando. Boa sorte em suas pesquisas, e chega primeiro quem corre mais. Parabéns por suas preocupações, sinal de bom senso , em nao deixar para ultima hora o entendimento do funcionamento da noa sistemática, saber responder ao cliente o que e aliquota a aliquota nominal e a efetiva..
Sds, Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.