x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 704

IPI venda fora estabelecimnto

patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Segunda-Feira | 2 outubro 2017 | 16:36

Boa tarde
alguem para me ajudar na questão de IPI
tenho uma industria e a mesma faz venda fora do estabelecimento com SAT de produtos industrializados , como vou destacar este imposto de IPI no SAT ,se o mesmo nao consta campo proprio ?minhas vendas é tanto para pessoa fisica como para juridica .

aguem pra me ajudar por favor

Augusto Santos

Augusto Santos

Bronze DIVISÃO 5, Consultor(a) Tributário
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 09:16

Patrícia,
Bom dia!

Neste caso, no final de cada dia, você deverá emitir uma Nota Fiscal para cada tipo de produto vendido, segundo a sua classificação fiscal.

Essa NF é comumente chamada de "Nota Fiscal de movimento diário", sendo que, quando da sua emissão deverá conter todas as informações e requisitos exigidos pela legislação, principalmente:

Natureza da Operação: " Venda a varejo (Uso interno)"
Destinatário: a sua própria empresa
CFOP: 5.949
no campo "Dados dos Produtos", a descrição do produto, a classificação fiscal (NCM/SH), a quantidade total vendida no dia, bem como, a alíquota e o valor do IPI;
Informações Complementares: "Nota Emitida Exclusivamente para Uso Interno".

*** Deverá destacar apenas o IPI e total da NF-e

Base legal: Arts. 408, 413, caput, I, "i" e "j", VII, "a" e 415, caput, IX do RIPI/2010

Vale salientar que o preço de venda a consumidor final no STA, deverá estar com o IPI incluso, pois no layout não há campo específico para lançamento desse imposto Federal, não havendo campo, não há que se falar em lançamento do IPI quando da emissão desse documento. Não esquecendo que a venda para consumidor final tem IPI embutido na BC de ICMS.

patricia Souza Giachetto

Patricia Souza Giachetto

Prata DIVISÃO 2
há 6 anos Quarta-Feira | 4 outubro 2017 | 10:41

Bom dia Augusto
entendi ,mas no campo descrição do produto eu não posso criar um item único para cada tipo de alíquota de IPI ,pois são muito produtos e cada um com uma aliquota diferente ?
e existe alguma base legal para ser destacada na NF ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.