x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.701

Aluguel de imoveis proprios

ROBERTA VELOZO E SILVA ANDRADE

Roberta Velozo e Silva Andrade

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 5 outubro 2017 | 17:04

Gostaria de saber se uma empresa, no lucro presumido, que possui imoveis, e sua atividadade é compra e venda de imoveis proprios, se pode alugar eventualmente? Se puder, qual o custo de impostos desse aluguel, porque sei que só pagaria IR e CSLL, não cabe cofins e pis, mas gostaria de saber se o I.R. seria o mesmo calculo de base de calculo 8% e aliquota de 15%, que ficaria em cima do aluguel 1,2% fazendo o calculo direto e a CSLL seria base de calculo 12% e aliquota de 9%, fazendo o calculo seria 1,08% se fosse fazer o calculo rapidamente.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 6 outubro 2017 | 08:47

Cara colega, voce diz que nao paga Pis e Cofins, por favor poderia me passar a fundamentaçao de tal afirmaçao, pois emtendo que paga sim, posso estar errado e gostaria de me atuaalizar, ficaria muito grato. A base para aluguel de imovel proprio e de 32% no lucro presumido.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Ricardo Guirland Carvalho

Ricardo Guirland Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 1 novembro 2017 | 15:39

Ola

Para empresa Tributada pelo Lucro Presumido com atividade Aluguel de Imóveis Próprios (CNAE 6810-2/02) entendo que deve incidir IR (BC 32%, aliq 15%) para CS (BC 32%, aliq 9%).
Quanto a incidência de PIS e COFINS, seria 0,65% e 3% respectivamente.

Salvo se alguém tenha algum entendimento diferente.

Ricardo Guirland Carvalho
Santa Maria - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.