x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 15

acessos 52.166

cancelamento da DACON e DCTF

Andre Heidrich Varela

Andre Heidrich Varela

Prata DIVISÃO 1, Cortador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 1 setembro 2009 | 21:18

Oi Cintia

tu vai ter que entrar com processo administrativo la na receita federal
tu entra no site receita federal e vai na aba formularios e procura modelo de solicitação processo administrativo
att.

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 5 agosto 2010 | 22:05

Oi Cintia;

Para efetuar o cancelamento da entrega de uma DACON referente uma empresa, cujo esta desobrigada da entrega da mesma, você ir no sitio da Receita Federal, na aba formularios e procurar: FORMULARIO DE IMPUGNAÇÃO, cujo, é uma especie de modelo para situações desse tipo;
E o formulário deve ter assinatura com firma reconhecida do proprietario da empresa. E no formulário de Impugnação, você deve apresentar a sua defesa, e anexar os maximo de doc.´s possiveis que justifique o cancelamento da entrega da Dacon, como Cnpj, contrato social, ata e etc...além de doc. de identificação do proprietario da empresa...

(Isto tudo, segundo o delegado da RFB aki em minha cidade né)

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:41

Acho que deve variar de acordo com as circunstancias e também de acordo com os documentos enviados para comprovação da DESOBRIGAÇÃO da entrega da DACON e DCTF. No meu caso, o processo ainda seguiu para a capital, onde ele foi analisado.
Ressaltando também que a falta de documentos pode atrasar ainda mais o processo de pedido de impugnação.

Maristela Ferreira

Maristela Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 10:43

Entendi, obrigada Lucas.
Tire-me uma outra dúvida por favor, será preciso levar uma procuração ou nesse formulário informa os documentos necessários para o cancelamento?

Cordialmente,

Maristela Ferreira
Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2011 | 20:05

Maristela;
Na parte inferior do Formulário de Pedido de Impugnação, tem um campo onde o sócio responsável da empresa (cujo é o portador do CPF ref a Dacon ou Dctf) , deve ASSINAR. E também deve-se reconhecer firma em cartório; O pedido de Impugnação com firma reconhecida descartaria a necessidade de uma procuração.
Os outros documentos que devem ser anexados, são os documentos que justifiquem o pedido de impugnação da Dacon, e consequentemente da Multa, referente a mesma.
No Formulário de Impugnação consta a seguinte observação: "Descrição do direito em que se fundamenta, os pontos de discordância e as razões e provas que possuir (anexá-las )."
Ou seja: Todas as "Provas" devem ser anexadas ao Formulário de Impugnação.
Você pode baixar o Formulário no link: www.receita.fazenda.gov.br
Ou vc pode buscar no google por: "Modelo de Impugnação Pessoa Jurídica"; Aí, é a primeira opção que aparece no Google.

Espero ter ajudado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 12 anos Sábado | 1 outubro 2011 | 10:02

Bom dia Lucas,

Contrariamente ao que lhe informou o tal Delegado da Secretaria da Receita Federal, para o cancelamento de declarações não se faz necessária nenhuma impugnação, até mesmo porque você (neste caso) não está impugnando (contestando/discordando) nada, quer apenas que cancelem um declaração que por qualquer motivo foi elaborada e transmitida indevidamente.

Segundo o Dicionário Aurélio a palavra "impugnação" significa:
- Ato ou efeito de impugnar; contestação
- Conjunto de argumentos com que se impugna.


Para o cancelamento do DACON e ou da DCTF indevidamente transmitidas, você não precisa mais do que elaborar um oficio endereçado ao Delegado da Secretaria da Receita Federal de sua Região Fiscal solicitando o cancelamento em questão pelos motivos que arrolará. Informe os motivos - e se for o caso - anexe provas que justifiquem sua solicitação.

Isto desencadeará o chamado "Processo Administrativo" O tempo para resposta dependerá de cada Secretaria, ou seja, pode levar dias ou meses.

Nota
Já foram postadas (inclusive) dicas de como elaborar o referido oficio, se promover pesquisa certamente as encontrará.

...

Maristela Ferreira

Maristela Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2011 | 08:06

Lucas obrigada pelas informações!

Saulo, grata pelas informações também.
Eu fiz uma pesquisa e achei esse tópico no qual alguns falam que é por Processo Administrativo e outros falam que é por Impugnação... mas não encontrei nada falando sobre como elaborar exatamente esses processos.
Vou fazer o processo administrativo conforme tu havias me falado e me informar melhor sobre a Impugnação!

Muito obrigada aos dois pela ajuda!!

Cordialmente,

Maristela Ferreira
Maristela Ferreira

Maristela Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 11:53

Bom dia,

Esse modelo me foi passado quando eu precise de ajuda, e acho que será útil para outras pessoas também.
Segue o modelo para cancelamento de DACON e DCTF.


Ao
MINISTERIO DA FAZENDA
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL


Empresa:
Endereço:
CNPJ:


A empresa acima qualificada, neste ato, representada por seu representante legal Sr.(a)___________________________ , inscrito no CPF/MF n°_________________, vem através desta, solicitar o cancelamento da DCTF de (data), transmitida em (data), com recibo n° _____________________, devido a entrega (colocar o porque).
Diante do exposto, solicitamos o deferimento desta solicitação.



Sem mais,
Pede deferimento.

_________________________________
Nome do responsável pela receita
CPF
(atenção assinar e reconhecer firma)


Abraço

Cordialmente,

Maristela Ferreira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.